Desafios 2020/21
Resíduos, Energia do Futuro

Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos, sobre as temáticas propostas, que deverão refletir um trabalho de investigação orientado pelo professor.

Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 3 atividades/desafios destinados aos diferentes escalões etários.

 

Atividades por Escalão:

 

 


Destinatários: Crianças do Jardim de infância e 1º ciclo
“O Oleão Chegou ao Bairro” – Teatro de Fantoches

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro” na qual as crianças irão apresentar as aventuras de um oleão, recém-chegado ao bairro, o último a integrar a ilha de Ecopontos. Traz consigo ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta, abordando o tema de que alguns resíduos produzidos, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.

O oleão deve ser o personagem principal da história. Recomenda-se o recurso à técnica Storytelling colaborativo para redação do guião e ilustração coletiva.

O teatro deverá ter a duração de 5-10 minutos.

Para concorrer ao desafio deverão colocar na plataforma Eco-Escolas:

  • Guião em pdf.
  • Até 10 fotografias dos fantoches, construção e produto final.
  • Até 5 fotografias do cenário, construção e produto final.

 


 


Desti
natários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo
“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…” – História em BD

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro”.

Os alunos irão apresentar um posto de combustível amigo do ambiente, que acabou de chegar ao bairro e alerta os seus habitantes para a importância da produção de combustíveis, a partir dos resíduos produzidos. Estes, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.

A história não deverá ultrapassar as 7 páginas (incluindo capas) recomendando-se a elaboração de 3 a 5 pranchas em formato A4, se possível em orientação vertical e só frentes.

O texto da história deverá estar escrito também num documento word; onde deve constar o nome dos alunos envolvidos, turma e escola. Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Sobre o trabalho original:

  • Ficar guardado e disponível até à data de entrega de prémios;
  • Sem nada no verso das folhas;
  • Sem folhas com furos de dossier.

Os trabalhos apresentados podem ser individuais ou coletivos, ficando a metodologia de desenvolvimento do trabalho a cargo do(a) professor(a).

 


 


De
stinatários: Jovens do ensino secundário, profissional e universitário
“Dos resíduos ao posto (de combustível) do Futuro” – Jogo físico ou digital

 

Esta atividade desafia os alunos a elaborarem um Jogo. Poderá ser de tabuleiro (tipo jogo da glória) ou de correspondências, por exemplo. Poderão elaborá-lo fisicamente ou optar por criar um jogo digital.

Devem ser abordadas as temáticas da separação de resíduos, assim como a produção de combustíveis a partir de resíduos.

Para concorrer ao desafio deverão colocar na plataforma Eco-Escolas:

  • Nome do jogo
  • As regras do jogo
  • Até 10 fotos das peças, tabuleiro, de todos os constituintes do jogo.
  • Memória descritiva
  • Link do jogo (no caso do jogo ser digital).