Desafios 2022/2023
Resíduos, Energia do Futuro

Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos, sobre as temáticas propostas, que deverão refletir um trabalho de investigação orientado pelo professor.

Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 3 atividades/desafios destinados aos diferentes escalões etários.

 

Atividades por Escalão:

 

 


Destinatários: Crianças do Jardim de infância e 1º ciclo
“Uma gota de água e uma gota de óleo” – HISTÓRIA COLETIVA

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo” na qual as crianças irão apresentar as aventuras das duas gotas, mostrando que o óleo deve colocar-se no oleão e o quanto pode ser poluente se for parar à água. Recomenda-se o recurso à técnica Storytelling Colaborativo e ilustração coletiva.

A história não deverá ultrapassar as 10 páginas (incluindo capa e ilustrações) devendo ser apresentada no formato A4.

Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração da história.


 


Desti
natários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo
“Uma gota de água e uma gota de óleo” – HISTÓRIA EM BD

Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo”, na qual as crianças irão apresentar as aventuras das duas gotas, mostrando que o óleo deve colocar-se no oleão e o quanto pode ser poluente se for parar à água

A história não deverá ultrapassar as 10 páginas (incluindo capas), máximo 10 pranchas em formato A4.

Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

 


 


De
stinatários: Jovens do ensino secundário, profissional e universitário
“Reciclar Óleos Usados e depois?” – Jogo físico ou digital

Esta atividade desafia os alunos a elaborarem um Jogo. Poderá ser de tabuleiro (tipo jogo da glória) ou de correspondências, por exemplo. Poderão elaborá-lo fisicamente ou optar por criar um jogo digital.

Devem ser abordadas as temáticas da separação de óleo e o percurso do mesmo até se transformar em biocombustível.