Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Mariana Vieira e João Vieira

Idade dos alunos:
11

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
• Sessão de educação ambiental sobre o Ciclo Urbano da Água, a cargo da empresa Águas do Centro Litoral
• Motivação e debate de ideias
• Levantamento de problemas
• Elaboração da História
• Estudo da linguagem da Banda desenhada
• Construção das Pranchas, tiras e vinhetas
• Construção do desenho da história
• Pintura e realização de pormenores

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Tomada de consciência acerca da problemática de más práticas de utilização da água e da sua poluição.
Tomada de consciência da responsabilidade da boa utilização da água por parte do consumidor responsável.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
A dificuldade de gestão de tempo para realização dos trabalhos, e a dificuldade de gestão do espaço na construção das vinhetas necessárias para conseguir contar a história.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Será realizada uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos. Participaram no desenvolvimento deste trabalho, 40 alunos do quinto ano de escolaridade. Esta exposição realizar-se-à na semana aberta à comunidade (27 de maio a 1 junho)

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Pequenos vídeos ou teatro

COORDENAÇÃO

PARCERIA