Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão (Vila Nova de Famalicão)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Beatriz Taveira e Inês Alves, do 6ºC

Idade dos alunos:
11

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Os alunos desenvolveram o projeto de criação da banda desenhada na disciplina de Educação Visual - e com a ajuda de Português e dos seus encarregados de educação na criação da história.
Antes de elaborarem a história, os alunos estudaram os efeitos da poluição dos óleos alimentares usados (OAU) na água, assim como nos mais diversos ecossistemas, em sala de aula e fora dela. Para isso consultaram bibliografia diversa existente na biblioteca escolar, na Internet - nas mais variadas plataformas existentes, como o youtube (vídeos), e nos materiais divulgados pela PRIO.
Depois de terem a história concluída, todos os grupos (de dois alunos) trabalharam a mesma, transformando-a num guião/storyboard para melhor a adaptarem para BD.
Em Educação Visual puderam estudar e analisar as bandas desenhadas mais conhecidas ao longo dos tempos, com realce para as escolas americana, europeia e nipónica/asiática. Fizeram estudos das personagens, recorrendo a figuras reais/humanas, assim como à personificação de objetos ou animais. E depois começaram a desenhar as suas pranchas...
O trabalho foi feito recorrendo a papel cavalinho A4, caneta preta de gel e a lápis de cor.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
A consciencialização para a problemática da poluição dos óleos, entre outros.
O conhecimento que se propagou para as suas casas/famílias.
Poder participar num concurso ao mesmo tempo que abordo conteúdos da minha disciplina.
O desafio aos alunos.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
O tempo ser um pouco escasso na disciplina de educação visual.
(O facto do prazo ter sido alongado mesmo em cima do término estabelecido - permitiu a outros terem mais tempo!)

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Desde há uns anos, a escola recolhe todos os óleos usados da cantina escolar assim como os lá depositados pelos docentes, funcionários ou alunos. A empresa que explora a cantina é a responsável pela entrega/destino final dos óleos alimentares usados.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Com uma exposição na biblioteca escolar das BD, acompanhada de bibliografias, cartazes, folhetos, etc. Também serão colocados na página do Eco-Escolas do agrupamento.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Qualquer um que possa ser trabalhado na disciplina de educação visual e que possa ajudar a mudar mentalidades - por um futuro melhor!

COORDENAÇÃO

PARCERIA