Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Colégio Luso-Internacional de Braga (Braga)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Sofia Duarte

Idade dos alunos:
10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Todo o processo de elaboração deste projeto teve início nas aulas de ciências durante a abordagem do tema, separação de misturas. Depois de leccionados vários processos de separação, tais como filtração, evaporação e cristalização, um novo desafio foi proposto aos alunos quanto, cada equipa de 4 alunos recebeu um gobelé que continha água e óleo. A cada equipa foi atribuída a tarefa de discutir qual seria o processo mais eficaz de separar os dois líquidos imiscíveis. Após discussão por equipa, implementando o método científico, testaram os processos de separação escolhidos e tiraram as suas próprias conclusões. Partilhados todos os resultados obtidos, foi feita, pela professora, a demonstração de separação por gravidade utilizando um funil de decantação e concluiu-se qual o método mais eficaz. De seguida foram discutidos os problemas ambientais causados pela mistura destas duas substâncias nas águas residuais domésticas e definidas condutas mais amigas do ambiente em relação a esta problemática.
Desta forma os alunos recolheram todas as ferramentas necessárias para continuar a trabalhar neste tema nas aulas de Português. Nestas, foram orientados para a necessidade de organizar um plano de trabalho para a elaboração da banda desenhada, onde constava os passos da história que desejavam escrever. Posteriormente, passaram à elaboração da Banda Desenha, começando por ter noção do que era uma prancha, uma vinheta, os vários balões de fala existentes e as onomatopeias. Com todos estes passos trabalhados realizaram as suas histórias e desenharam as suas bandas desenhadas de forma independente.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Envolvimento dos alunos

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Dificuldade dos alunos em perceber que mensagem seria a mais indicada para passar aos adultos.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Será afixado no expositor de projetos do programa Eco-Escolas e partilhado nas redes sociais do colégio.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

COORDENAÇÃO

PARCERIA