Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Rita Pedreirinho

Idade dos alunos:
10

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade em Banda Desenhada” Uma Gota de água e uma Gota de Óleo”, com a turma E do 5 º ano de escolaridade com a professora Ana Rosa Bravo, na disciplina de Educação Visual.
Na aula de Educação Visual foram abordados os conteúdos, normas e linguagem da Banda Desenhada, sendo então proposta a criação de uma BD com objetivo de sensibilizar sobre a importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados e simultaneamente alertar para os impactos negativos quando este é mal encaminhado provocando a contaminação dos oceanos, rios e albufeiras
A turma dividiu-se em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos, cada grupo criou uma história e foi feito então o guião.
Após esta fase preparatória os alunos passaram ao desenho e ilustração da história criada pelos alunos.
A” história aos quadradinhos” que enviamos foi totalmente executada por uma menina de 10 anos, a Rita, que inventou e escreveu o guião e ainda ilustrou a história.
Descrição dos materiais:
Para as pranchas foram utilizadas folhas de papel cavalinho A4 divididas em tiras e posteriormente em vinhetas.
As vinhetas foram ilustradas com recurso a lápis de grafite sendo posteriormente pintadas com a técnica de pintura a lápis de cor e alguns pormenores com recurso a canetas de feltro.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Sensibilização para o tema em questão e as consequências que podem surgir se não tivermos atitudes e comportamentos adequados.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada a salientar

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Com recolha de uma empresa especializada para o efeito e desde há muitos anos.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar. Todos os trabalhos serão expostos na Semana do Ambiente que decorrerá de 11 a 14 de junho.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Continuando com a comunicação, talvez através de cartazes.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Nada a referir. Nós também trabalhamos em conjunto com a Gesamb e esta temática é desenvolvida .

COORDENAÇÃO

PARCERIA