Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica André de Resende (Évora)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Gonçalo Galandim, Miguel Madeira e Tiago Fretes

Idade dos alunos:
12 Anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Após o interesse demonstrado em participar na elaboração da Banda desenhada, no âmbito do tema: "Uma gota de água e uma gota de óleo", os alunos começaram por pesquisar na internet as diversas consequências dos óleos usados nos ecossistemas. De seguida, solicitando a colaboração dos docentes de Português e Ciências Naturais criaram uma pequena história. Posteriormente, pedindo alguns conselhos à docente de Educação Visual, procederam à elaboração da BD.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
- Conhecimento das consequências dos óleos usados sobre os ecossistemas;
- Desenvolvimento da criatividade.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
- Reduzida autonomia dos alunos;
- Pouco tempo para a realização da BD (por falta de organização dos discentes).

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
No refeitório da escola, os óleos usados são recolhidos, várias vezes ao ano, pela empresa Biogenoa. Esta parceria já existe há vários anos na escola.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
A BD será exposta no placard relativo ao Projeto Eco-Escolas.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Construção de uma mascote relativa aos oleões.

COORDENAÇÃO

PARCERIA