Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Beatriz Novais Rodrigues, Lara Fabiana da Cunha Moreira e Sofia Garcia Pinho Magalhães

Idade dos alunos:
15 anos, 15 anos e 14 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este trabalho foi realizado em grupo, por três alunas, da turma A do 9º ano do Agrupamento de Escolas Soares Basto.
Perante a proposta apresentada, de escrever e ilustrar uma banda desenhada que alertasse para a reutilização de óleos alimentares, começamos por pesquisar como e onde se pode depositar o óleo alimentar para reciclagem e para que este pode ser utilizado.
Passámos então para o registo de ideias e ao fim de algumas tentativas decidimos que a nossa história se desenrolaria com três personagens principais: uma gota de óleo que decidiu ir pelo esgoto, tendo aí todo o seu futuro; outra gota de óleo que decidiu fugir para o jardim, para não ir para o lixo indiferenciado e assim procurar um futuro melhor; e uma gota de água que acompanha a gota de óleo no seu caminho, cheio de peripécias. A história termina na fábrica de velas onde a gotinha de óleo realiza o seu sonho de se transformar numa vela, reutilizando-se.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
O interesse dos alunos.
O trabalho desenvolvido.
A interdisciplinaridade.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Dificuldade em cumprir regras.
Apresentar um texto coerente.
Interligar os conhecimentos científicos com a ilustração.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Cerca de 10 anos, através de uma empresa (hoje em quantidades irrelevantes porque praticamente não se frita).

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
No Blog EcoSoares que está na página da escola; numa exposição na Biblioteca e aos alunos do 1º ciclo.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Construção de livros Pop-Up.

COORDENAÇÃO

PARCERIA