Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Gabriela Soares da Costa, Inês Morgana Matos Pereira e Leandro Sousa Bastos

Idade dos alunos:
15 anos, 14 anos e 14 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este trabalho foi realizado em grupo, por três alunos, da turma A do 9º ano do Agrupamento de Escolas Soares Basto.
Foi-nos apresentada uma proposta para elaboração de uma banda desenhada que alertasse para a reutilização de óleos alimentares. Inicialmente fizemos uma pesquisa para saber como e onde se pode depositar o óleo alimentar para reciclagem e para que este pode ser utilizado.
Passámos então para o registo de ideias e ao fim de algumas tentativas decidimos que a nossa história se desenrolaria com duas personagens principais: gota de óleo e uma gota de água, que apesar da sua composição, queriam ser amigas. No decorrer da história elas vão se apercebendo que essa amizade não é benéfica para o meio ambiente, então decidem que o melhor seria cada uma seguir o seu caminho e assim contribuírem para um planeta melhor.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
O interesse dos alunos.
O trabalho desenvolvido.
A interdisciplinaridade.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Dificuldade em cumprir regras.
Apresentar um texto coerente.
Interligar os conhecimentos científicos com a ilustração.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Cerca de 10 anos, através de uma empresa (hoje em quantidades irrelevantes porque praticamente não se frita).

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
No Blog EcoSoares que está na página da escola; numa exposição na Biblioteca e aos alunos do 1º ciclo.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Construção de livros Pop-Up.

COORDENAÇÃO

PARCERIA