Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Ana Queirós, Ana Leal, Ana Prada e Mariana Neto

Idade dos alunos:
14 anos, 13 anos, 13 anos, 13 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A primeira fase do trabalho de projeto decorreu durante o 1º e 2º períodos, na disciplina de Ciências Naturais, integrada no projeto de Flexibilidade curricular para o 8º ano. O trabalho consistiu num projeto de pesquisa sobre os óleos usados e o seu destino, no formato de "Desk research". Após a pesquisa e tratamento da informação recolhida, os alunos sistematizaram os principais ideias a reter e promoveram um debate na turma, utilizando um PowerPoint elaborado para o efeito (que se anexou acima). A fase final do projeto consistiu na redação da história que serviu de base à elaboração da banda desenhada, que se submete a concurso.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Os alunos refletiram nos comportamentos que têm com maior frequência e foram sensibilizados para a necessidade de efetuar eventuais mudanças de atitude, no sentido de promover o tratamento adequado destes resíduos.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Pouco tempo para abordar o assunto em contexto de sala de aula.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Neste momento a escola possui apenas condições para recolher o óleo utilizado na cozinha do estabelecimento. Tentou-se fazer a recolha no passado, mas tal não foi possível devido à inadequação do recipiente utilizado. Serão desenvolvidos esforços para se criarem condições de recolha destes resíduos no próximo ano letivo, passando esta ação a integrar o plano de ação da escola.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
O trabalho realizado será utilizado no inicio do próximo ano letivo como forma de motivar a comunidade educativa a desenvolver comportamentos adequados e implementar a recolha de óleo na escola. Entretanto os alunos comprometeram-se a motivar os pais para entregarem o óleo nos locais existentes, próximos da morada, enquanto a escola não reúne condições para realizar a recolha.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
A possibilidade de realização de vídeo poderia ser alargada ao 3º ciclo.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Realizar parcerias com as instituições de recolha e tratamento de óleos usados para realizar ações de sensibilização nas escolas e visitas guiadas às instalações das empresas (caso seja possível).

COORDENAÇÃO

PARCERIA