Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Beatriz Frazão; Francisco Santos;Quim Castanheira; Ricardo Calado

Idade dos alunos:
14; 13; 15; 14

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este projeto, “Uma gota de água e uma gota de óleo”, tinha como objetivo a criação de uma Banda Desenhada em formato A4, integrado nos temas “Resíduos e Mar”.
O Trabalho de pesquisa começou com as caraterísticas da água e do óleo. Pesquisamos sobre o processo de reciclagem dos óleos alimentares e também sobre os respetivos ecopontos.
Depois desta pesquisa decidimos a história e o espaço cénico para o seu desenvolvimento (à beira do rio).
Deixamos a nossa criatividade fluir e com a ajuda da professora foi surgindo um diálogo entre as duas personagens da nossa B.D, a gota de água e a gota de óleo.
Foi fácil criar uma história com uma boa pesquisa feita inicialmente porque permitiu encaminhar o diálogo, focando os aspetos importantes, que queríamos transmitir, acerca do processo de reciclagem dos óleos alimentares e eventuais problemas ambientais.
Depois da história concretizada, foi fácil ilustrar as várias cenas e cada um de nós ficou responsável por ilustrar uma ou mais cenas.
Os desenhos foram elaborados em suporte de papel e coloridos com lápis de cor e caneta de feltro. Posteriormente foram digitalizados e ajustados às várias páginas da nossa B.D.
O texto foi escrito no Word e apresentado nos respetivos balões de diálogo e a imagem da capa é uma repetição das primeiras cenas da nossa história.
A realização deste desafio deu-se, com a ajuda da professora assessora que nos acompanha, nas aulas de Oficina do Conhecimento no CIA3 (cenário integrado de aprendizagem) intitulado “Recursos naturais em fuga, agarra-os”.
O nosso grupo de trabalho é composto por quatro elementos que beneficiam das medidas adicionais, adaptações curriculares significativas e desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social, ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Despoletar curiosidade em temas que se integram no currículo e que despertam interesse em alunos pouco confiantes.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada a salientar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
1 - Apresentação à turma;
2 - Exposição da BD no placard do Eco-Escola.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
A influência do uso incorreto dos óleos alimentares no nosso organismo.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Nada a salientar.

COORDENAÇÃO

PARCERIA