Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Secundária/3 S. Pedro (Vila Real)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Inês Pinto; Leonor Teixeira; Tiago Teixeira; Tiago Lourenço da BD e Diana dos Inocentes Braga e Rafaela Martins Lopes no Poster

Idade dos alunos:
13 anos 13 anos 12 anos 13 anos 12 anos 13 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Sendo o tema a ser trabalhado na turma a Educação Ambiental, foi apresentada à turma uma seleção de projectos em curso no Eco-escolas a fim de conciliar esse objetivo com a participação num projecto de âmbito nacional. Após escolha pelos grupos de alunos já previamente formados, foi realizado um primeiro levantamento de questões sobre o tema usando o método “ Pensar-formar pares- partilhar”. Posteriormente, na biblioteca escolar os grupos criaram uma nuvem de palavras usando a ferramenta digital -(https://wordart.com/nwl5dq0aletg/nuvem-de-palavras).
Nas aulas seguintes os alunos pesquisaram em recursos já organizados em revistas digitais(flipboard) assim como noticias sobre as consequências de despejar os óleos nos esgotos assim como a importância de os reciclar, usando a ferramenta Pocket(https://getpocket.com/).
Por último, os alunos optaram não usar nenhuma ferramenta digital e serem eles próprios a desenhar a história em Banda desenhada.

Cartaz (opcional):

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
o empenho demonstrado na resolução dos problemas que o projeto foi encontrando; o desenvolvimento de alguma capacidade de pesquisa autónoma e a introdução de ferramentas digitais que serão uma mais-valia no futuro.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Uma vez que apenas foi possível usar 45 minutos de tempo de trabalho semanal, a evolução do projeto foi lenta, não tendo sido atingido o objetivo de criar uma história com mais informação.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Expondo no átrio de entrada.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Não sei

COORDENAÇÃO

PARCERIA