Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva (Sintra)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Bubacar Júnior, Gabriel Botelho, João Matias, Tiago Honório e Tiago Fernandes

Idade dos alunos:
13

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este concurso foi lançado, pela coordenadora do Eco-Escolas, a toda a comunidade escolar e foi realizado em todas as turmas do 7º ano, no âmbito do projeto interdisciplinar para a promoção das DAC'S (Domínio da Autonomia Curricular). Toda a pesquisa Inerente à realização da banda desenhada (consequências da colocação dos óleos alimentares no esgoto e correto encaminhamento) foi realizada na disciplina de Educação e Cidadania e promovido um debate na turma. A criação da história foi realizada nas disciplinas de Português e Ciências Naturais e a banda desenhada nas disciplinas de Educação e Cidadania e Educação Visual. Este projeto envolveu diversas disciplinas e permitiu o desenvolvimento de diversas competências transversais, tais como, pesquisa, seleção e organização de informação, produção de textos escritos e hábitos ecológicos.
Todos os trabalhos estiveram expostos a toda a comunidade escolar, tendo sido selecionados apenas alguns para efeitos de concurso.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Os alunos tomaram consciência das consequências ambientais que resultam da colocação dos óleos alimentares no esgoto e alguns conseguiram mudar este comportamento em casa. Outro aspeto positivo foi conhecerem destinos ecológicos destes óleos.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nem todos os alunos conseguem desenhar, pelo que houve trabalhos muito fracos,em termos de banda desenhada, apesar da história estar boa. O contrário também se verificou.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Todas as bandas desenhadas realizadas pelas turmas de 7º ano estiveram expostas a toda a comunidade escolar

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Poderá ser novamente em banda desenhada, criação de um vídeo promocional ou um concurso de recolha de óleos alimentares na escola.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Criar uma semana de concurso de recolha de óleos alimentares na escola.

COORDENAÇÃO

PARCERIA