Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Diana Sofia 7ºRC

Idade dos alunos:
12 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
EM PORTUGUÊS OS ALUNOS PESQUISARAM, debateram e escreveram sobre a importância de reciclar o óleo. Depois de corrigidos os melhores textos foram a votação, em OAT procedeu-se à ilustração. Os alunos trabalharam em grupos de acordo com as suas competências , os que desenhavam melhor , os que pintavam melhor, etc.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Reutilização/reciclagem de resíduos
Uso de diferentes estratégias (pesquisa, debate, visualização de filmes e vídeos, recolha de materiais, reaproveitamento, promoção da criatividade)

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Pouco tempo para desenvolver na disciplina de Cidadania muitas solicitações de atividades. Na verdade são muitas temáticas a abordar em 50 minutos semanais, descontando feriados , dias de atividades comuns no agrupamento (corta mato, basquetebol, andebol, ténis...)

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Os alunos são sensibilizados no início do ano letivo para recolherem e trazerem em garrafões os óleos usados da fritura. Entregam à coordenadora Eco-escolas , esta passa para barrica própria fornecida pela Óleo Torres. Quando cheia, telefona-se, vêm levantar e deixar outra.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
No dia 23 de maio houve uma exposição de trabalhos realizados no âmbito do Eco-escolas por iodas as turmas e em todas as temáticas, sempre promovendo a reciclagem e apelando à sustentabilidade do nosso planeta.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Workshops com vinda à escola de pessoal com formação para ensinar e mostrar o que fazer com os óleos usados (sabões,etc...)

COORDENAÇÃO

PARCERIA