Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres (Calheta (Madeira))

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
turma do 2.º ano

Idade dos alunos:
dos 7 aos 9 anos.

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
1.º Apresentação do projeto à turma;
2.º Pesquisa de informação em livros e na internet
 a água e o seu ciclo
 o óleo e a sua origem
 contaminação da água com o óleo
 experiência sobre a densidade da água e do óleo
 hábitos de reciclagem do óleo da comunidade envolvente
 poluição do meio ambiente
 reciclagem do óleo;
3.º Partilha de opiniões/debate;
4.º Organização da informação pertinente;
5.º Realização da história em grande grupo
 chuva de ideias;
 seleção das personagens, locais onde se passa a ação e principais acontecimentos.
 escrita da história;
6.º Ilustração da história
 pintura com tintas (técnicas - esponja e plástico com bolhas)
 recorte
 colagem
 desenho
 pintura com lápis de pau e de cera.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Estimulação da criatividade dos alunos;
Consciencialização sobre o tema;
Pesquisa e trabalho de grupo.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada a apontar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
A escola já faz a separação do óleo alimentar, há um ano. A comunidade escolar traz os garrafões com o óleo e a escola encarrega-se de os levar ao ponto de recolha - óleão mais próximo.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Exposição da história;
Divulgação da história na página de facebook da nossa escola.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Divulgação do tema para a comunidade através de formação e distribuição de panfletos informativos.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Através de experiências e visitas de estudo a estações de tratamento de água.

COORDENAÇÃO

PARCERIA