Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Foi um trabalho realizado por todos os alunos do JI Casais de S. Clemente

Idade dos alunos:
3, 4 e 5 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Foi lançado o desafio ao grupo, inventar uma história sobre uma gota de água e uma gota de óleo. Depois de serem abordados os conteúdos teóricos relativos aos óleos alimentares usados, e de se ter feito pesquisas nos livros, na web, imagens, vídeos sobre a problemática inerente à correta deposição dos óleos alimentares usados, de se fazerem experiências com água e o óleo alimentar usado, as crianças perceberem da necessidade de separar e de separação do óleo para proteger e não poluir rios e oceanos. A partir daí foi-lhes fácil inventar, registar e ilustrar a história. Todos participaram, uns mais na ilustração e outros na elaboração da história e das personagens.Temos de contribuir para mudanças de comportamento e hábitos do dia a dia.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
A sensibilização, a compreensão, a consciencialização da problemática

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
falta de materiais de apoio e de pesquisa

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Participou no projeto "Uma vela por óleo", mas acabou esse projeto e nestes últimos anos tem sido difícil arranjar empresa que venha recolher o óleo depositado e deixamos de o fazer.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Junto da comunidade educativa e ficou decidido que vamos contar a história a outras eco-escolas parceiras do agrupamento

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
mas com materiais de apoio

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Gostaríamos que a recolha do óleo depositado fosse regular, para que as crianças do grupo assistissem.
Ações de sensibilização sobre a temática

COORDENAÇÃO

PARCERIA