Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Alunos da T7

Idade dos alunos:
6 e 7 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Foi realizado um trabalho de pesquisa relacionado com a separação dos resíduos. A professora orientou o diálogo e a pesquisa no sentido de os alunos chegarem à importância da separação do óleo alimentar usado.
De seguida foram consultados alguns sites que disponibilizam informação sobre a forma como deve ser feita a separação, assim como o objetivo/ finalidade da separação do óleo.
De posse de alguma informação, passaram então à elaboração coletiva da história.
As ilustrações foram realizadas em grupos.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Os alunos aperceberam-se dos erros cometidos em suas casas no que diz respeito à separação do óleo alimentar usado. Ficaram a conhecer a forma adequada de o separar e onde devem colocá-lo.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
A pesquisa teve de ser bastante orientada, pois são crianças muito pequenas.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Apresentando-o a outras turmas e passando a mensagem às famílias. O cartaz será afixado na escola.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Poderia ser um desafio do mesmo género.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Distribuição de panfletos informativos às famílias.

COORDENAÇÃO

PARCERIA