Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola EB1 de Santiago de Litém (Pombal)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Alunos da turma A de Santiago de Litém

Idade dos alunos:
6 aos 10

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Tal como nos foi sugerido, fizemos algumas pesquisas sobre a reciclagem do óleo, as utilidades do óleo usado e ainda sobre os problemas que pode causar no sistema de tratamento de água residuais quando deitados no esgoto.
A construção da história ocorreu em diferentes momentos: caracterização das personagens, introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos os alunos contribuíram com as suas ideias e redigiram-nas. Em cada um desses momentos, a professora selecionou as ideias e frases mais interessantes e compilou-as. Na sala de aula ainda foram lidos os textos finais e feitas melhorias.
Na história fala-se do Rio Arunca e da Praia do Osso da Baleia por se localizarem no concelho de Pombal e aproximar os alunos do contexto regional.
A ilustração da história foi também feita com o contributo de todos. Cada aluno, após a leitura da história, fez a sua ilustração tendo sido selecionados os mais adequados

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
As aprendizagens adquiridas pelos alunos e a sensibilização para a questão do encaminhamento correto dos óleos alimentares usados.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Apenas o facto de ter dispendido mais tempo do que o previsto o que retirou tempo a outras atividades letivas.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Será lida a história aos alunos da outra turma e também será exposta no placadar para toda a comunidade escolar.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

COORDENAÇÃO

PARCERIA