Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Sala Amarela do Ji e 1.º/3.ºB

Idade dos alunos:
Entre os 4 e os 9 anos.

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
1º momento - Após os alunos terem assistido ao Teatro “A Ilha do Ovo Pintado”que abordava a biodiversidade marinha e os perigos ambientais, nomeadamente a problemática dos óleos, as crianças ficaram motivadas para a abordagem desta temática.
2º momento – Realização da atividade experimental “Será que o óleo se mistura com a água? ”Os alunos do 1º ciclo vieram à sala do JI realizar a experiência. Seguidamente fizeram algumas pesquisas e visualizaram pequenos vídeos.
3º momento – A turma do 1º ciclo utilizando a técnica Storytelling Colaborativo criaram a história e foram apresenta-la aos alunos do pré-escolar. Após contarem a história decidiram em grupo o título “A Molhadinha Salva o Oceano”. Os alunos do 1º ciclo pediram aos do pré-escolar que os ajudassem e ilustrassem a história.
4º momento – Foram constituídos pequenos grupos para ilustrarem a história. Decidiram usar técnica mista – desenho e colagem. Utilizaram lápis pastel a óleo, marcadores, recortes de revista, e papeis pintados.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Articulação entre os alunos/docentes dos dois níveis de ensino;
desenvolvimento da imaginação, criatividade e cooperação;
apropriação pelas crianças da problemática ambiental.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada a referir.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
A história será apresentada as todas as turmas deste estabelecimento. Posteriormente ficará exposta na entrada.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Realização de uma dramatização.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Dinamização de atividades relacionadas com a reciclagem do óleo por entidades exteriores à escola.

COORDENAÇÃO

PARCERIA