Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Alunos do 4º Ano, turma CR

Idade dos alunos:
9 e 10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Abordou-se a temática com a ida ao Parque Ecológico Monte de S. Brás para assistir a uma sessão de esclarecimento sobre resíduos, na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, em que aprenderam a reutilizar os óleos fazendo sabão, recorrendo a óleos usados, água e soda caustica. Na sala de aula fizeram um projeto de investigação sobre o ciclo dos óleos, com a apresentação de cartazes em grupos de quatro alunos. Em seguida construíram a história coletiva com a orientação da professora titular. Na aula de Drama, distribuíram os papeis, ensaiaram e apresentaram a peça de teatro. Desta forma utilizou-se uma metodologia de investigação.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Sensibilizar para a necessidade de reduzir a produção de resíduos e incentivar a reutilização de materiais;
Demonstrar que é possível obter objetos novos e úteis através da reutilização;
Desenvolver competências, atitudes e valores essenciais a uma cidadania responsável e eco-ativa.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Pouco tempo para ensaiar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Na terceira reunião Eco-escolas, na festa de final de ano e na festa de finalistas os alunos irão apresentar a peça de teatro.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Gostaria de realizar outro desafio com outro grupo de alunos.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Participar com os alunos em mais sessões de esclarecimento sobre as temáticas de reutilização de materiais.

COORDENAÇÃO

PARCERIA