Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos (Vila Franca de Xira)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Alunos do 1º Ciclo

Idade dos alunos:
6 a 10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O projeto “Uma gota de óleo e uma gota de água” foi desenvolvido nas aulas de Oficina Criativa, com alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano, em vários momentos.
O primeiro momento incidiu na reflexão e diagnose oral sobre questões associadas ao meio ambiente, essencialmente no que concerne à importância da correta deposição de óleos alimentares usados. Neste sentido, foram analisados vídeos alusivos ao tema, bem como algumas notícias atuais divulgadas pela imprensa.
Posteriormente, num segundo momento, iniciou-se a criação da história coletiva, através de um brainstorming. A partir das ideias de todos os alunos, a história foi construída pelos mesmos, tendo como principal fio condutor a cooperação entre todos: os alunos do 3.º e 4.º ano apoiaram os alunos do 1.º e 2.º ano na estrutura e corpo de texto. Com esta tarefa, trabalhámos/consolidámos as especificidades do texto narrativo com diálogo, a criatividade, assim como as competências associadas à expressão escrita.
Em pequenos grupos de trabalho – heterogéneos ao nível etário – desenvolveu-se o terceiro momento do projeto, isto é, procedeu-se à ilustração da história e respetiva capa. Com esta experiência de aprendizagem continuámos a promover o trabalho cooperativo, bem como o desenho, pintura, recorte, colagem, criatividade e sentido estético. De salientar que para produzir este trabalho de ilustração, os alunos tiveram a capacidade de selecionar as partes essenciais da história. Em seguida, democraticamente, os vários grupos de trabalho elegeram as ilustrações que desejariam acompanhar o texto.
Por fim, num quarto e último momento, realizou-se a compilação de todo o trabalho e a divulgação do mesmo, sempre cientes da mensagem que transmitem na história “Juntos por um planeta saudável, equilibrado e feliz!”.
Ao longo de todo este projeto, de um modo geral, os alunos demonstraram-se, interessados, participativos e satisfeitos com o desafio proposto e, acima de tudo, com o produto final.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Sensibilização para a importância da reciclagem do óleo.
Divulgação do tema junto das famílias.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Não houve nenhum a registar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Na festa de encerramento do ano letivo será um dos trabalhos expostos para toda a comunidade.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Construção de um mural para sensibilização da comunidade local.

COORDENAÇÃO

PARCERIA