Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

EB1/ JI de Teixugueira - Silvares (Guimarães)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Alexandre, Mateus, Inês e Samuel

Idade dos alunos:
4 e 5 anos.

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O ponto de partida foi a apresentação de uma imagem da Gotinha de Àgua e da Gotinha de Óleo. Foi então usado o conto redondo cada criança foi imaginando um enredo e construindo as ideias para a história. Seguidamente fizeram os desenhos da história e com a participação de uma aluna do primeiro ciclo redigiram o texto. Seguidamente a história foi apresentada e contada nas duas salas do primeiro ciclo. A dramatização da história vai ser apresentada na "Festa de Final de Ano" ás famílias. As crianças tinham já conhecimento sobre a importância da recolha do óleo alimentar no Oleão e da sua reutilização, tinham já visualizado o filme" Recicle o seu óleo Alimentar". Além disto foi feita sensibilização em assembleia de alunos no sentido de trazerem o seu óleo de casa para o depositarem no Oleão existente na escola.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
O reconhecimento por parte de alguns alunos dos erros cometidos em suas casas.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
A pouca responsabilização das famílias.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Os alunos trazem garrafas com o óleo alimentar e depositam-no no oleão existente no estabelecimento desde alguns anos.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Vai ser apresentada a dramatização da história na Festa de Final de Ano.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Que pudesse envolver mais diretamente as famílias.

COORDENAÇÃO

PARCERIA