Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Autores e Ilustradores: António Moita; André Mendes; Abrayene Silva; Constança Gil; Constança Reis; Filipe Silva; Francisco Oliveira; Francisco Beselga; Francisco Silva; Laura Vieira; Leonor Borda de Água; Mafalda Sousa; Margarida Silva; Maria Inês Prazer

Idade dos alunos:
4 e 5 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O pontapé de saída foi dado por uma experiência que uma mãe veio fazer à escola. Da observação as crianças verificaram que água e óleo não se misturavam. Depois fomos pesquisar à internet o que acontecia com os óleos que eram deixados no ambiente uma vez que não se misturavam nem desapareciam em contacto com a água. E com a terra como seria?
Fizemos uma nova experiencia para aferir o que acontecia às pantas quando sujeitas a regas com óleo, água ou com ambos. Os resultados foram evidentes.
Em grupo construímos a história tendo tocdas as crianças contribuído com elementos, os nomes dos personagens foram sujeitos a eleição/sufrágio. As crianças digitaram o texto no computador e fizeram as ilustrações, às quais se anexaram imagens das experiências.

Cartaz (opcional):

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
A experimentação permitiu que as crianças interiorizassem os conceitos e facilitou a aprendizagem. De certa forma ficaram impressionados porque foram falar para casa.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Não há aspetos negativos porque "Tudo vale a pena..." para alertar/abrir consciências.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
É feita pela Associação de Pais que está encarregue de fornecer a alimentação. A recolha já é feita desde os anos 2012/2013 (creio eu quando a comida ainda era feita no Jardim. Agora é feita numa cantina e é transportada para as escolas da área?

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Iremos imprimir uma história para que as crianças levem para casa e será disponibilizado na página do facebook.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Criação de um cartaz.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Vídeo sobre a temática.

COORDENAÇÃO

PARCERIA