Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Turma 7 do 4º ano

Idade dos alunos:
8 e 9 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este projeto foi desenvolvido, no decorrer do 3º. Período, pelos alunos da turma 7 do 4º. Ano da Escola EB1/JI de Capelas.
Foi estruturado em três fases distintas, mas complementares, envolvendo as disciplinas de Estudo do Meio, de Português e de Expressão Plástica.
Na primeira fase, desenvolvida ao longo de um período de dez dias letivos, foi apresentado o desafio e, na disciplina de Estudo do Meio, foi explorada a temática do mesmo, através do desenvolvimento dos conteúdos do Programa relativos ao Bloco 6 – À Descoberta das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade:
• A qualidade do ambiente;
• O nosso papel na preservação do ambiente;
• A qualidade da água;
• A poluição da água.
A aquisição dos conhecimentos foi feita através de experiências de aprendizagem que envolveram a utilização do manual, de cartazes temáticos, do computador, da internet, do caderno diário, de fichas de trabalho e de outros materiais escritos e visuais diversos, consultando e pesquisando informações e imagens, fazendo registos, debatendo ideias… coletivamente, individualmente, a pares ou em pequenos grupos.
Na segunda fase, e através de uma Oficina de Escrita nas aulas de Português, primeiramente, foi proposta a criação individual de uma narrativa que contasse uma história sobre a temática desenvolvida na primeira fase, intitulada “ Uma Gota de Água, Uma gota de Óleo” e que apresentasse uma aventura entre as duas gotas. De seguida, oral e coletivamente, foi planificada a escrita do texto sugerido, identificando-se os elementos imprescindíveis da mesma, o estilo da abordagem e sobre quem iria ser focada a história. Passou-se depois ao registo escrito, individual, dessa planificação, registando as ideias principais relacionadas com o tema, organizando-as e hierarquizando-as de acordo com as características de um texto narrativo: integrando os elementos quem, quando, onde, o
quê, como e respeitando uma sequência que contemplasse a apresentação do cenário e das personagens, ação, introdução de diálogo e conclusão. A partir daqui, foi dado um espaço de tempo para a escrita dos textos individuais. Concluídos os mesmos, cada aluno leu o seu à turma, havendo, após a apresentação de cada um, tempo para perguntas e opiniões. Após esta etapa, seguiu-se, então, a escrita da história coletiva, recorrendo à técnica Storytelling Colaborativo, a partir de elementos e de ideias contidas nas histórias individuais. Foram sendo fornecidas pelos alunos e escritas, no quadro, pela professora, com registo simultâneo, no caderno, por cada aluno. Concluída a mesma, foi sendo feita, passo a passo, uma leitura de revisão no sentido de alguma correção e aperfeiçoamento. Procedeu-se, depois, à sua escrita em Word, no computador, escrevendo cada aluno a parte correspondente, depois de dividida em dezasseis partes, número de alunos da turma. Coube então à professora, a elaboração da capa e a distribuição da história pelas treze páginas que a compõem. Esta segunda fase teve a duração aproximada de mais dez dias letivos.
Numa terceira e última fase, que decorreu ao longo de cinco dias letivos, foi envolvida a disciplina de Expressão Plástica para a ilustração da capa e das páginas que compõem a história. Estas foram apresentadas e, voluntariamente, individualmente e a pares, foram escolhidas por todos os alunos para darem início à sua ilustração. Este foi um trabalho completamente autónomo, com a particularidade de serem os alunos a combinarem quem desenhava e quem pintava, a pedirem a colaboração de outros colegas quando necessitavam, a terem o cuidado de manter os elementos comuns da história, o mais semelhantes possíveis nas diferentes páginas e ainda a fazerem consultas na internet de imagens de que necessitavam para desenhar ou pintar.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
*

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
*

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
*

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
*

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
*

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
*

COORDENAÇÃO

PARCERIA