Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola EB1/JI de Lagoa (Lagoa (Algarve))

Digitalização da história página a página:

Autores:
Ariana Burac; Bruno Miguel Santos Marta Filipa Cristino; Martim Guerreiro Gervásio e Professora Lurdes Fernandes

Idade dos alunos:
10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O texto foi escrito e ilustrado, coletivamente, pelos alunos da turma C do 4º ano e eleitos pelos mesmos, os quatro alunos, representantes, referidos anteriormente.
Inicialmente foi realizada uma experiência em que os alunos comprovaram que a água não se mistura com o óleo. A partir da experiência, os alunos tiveram consciência dos malefícios do óleo nas águas dos oceanos.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Promoveu uma consciencialização sobre a problemática. Verificou-se grande envolvimento e bom trabalho colaborativo.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Limitação de prémios a um número restrito de participantes no trabalho .

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Acerca de 3 anos. Há um coletor de óleos junto ao refeitório, que é recolhido pela empresa " Reciclimpa" sempre que necessário.
Fazemos campanha junto das famílias para que as mesmas sigam o exemplo e o depositem no local próprio.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Será apresentado no dia 5 de junho na biblioteca da escola, com testemunho dos autores. Esta apresentação será replicada de forma a que todas as turmas da escola tomem conhecimento.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Através de jogos.

COORDENAÇÃO

PARCERIA