Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Alunos do 3º E5 e 4º F5

Idade dos alunos:
8 e 9 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A metodologia utilizada foi a que se costuma realizar no trabalho de projeto. Após a proposta do trabalho foram visualizados alguns vídeos sobre o tema, um proposto na página da atividade e outro selecionado pela professora da turma. Posteriormente os alunos começaram a refletir para criarem a história.
Assim, os grupos trabalharam em interdisciplinaridade, as disciplinas de Português, Estudo do Meio, Expressão Plástica e Apoio ao Estudo, sempre com a mediação da professora. Foi utilizada a técnica Storytelling Colaborativo, momento em que todos puderam participar e intervir no desenrolar da história. À medida que foram surgindo as ideias foram registadas no quadro branco e nos cadernos diários. A história começou assim a ter ideias e a ganhar conteúdo.
Após a conclusão desta fase, a história foi dividida em partes e os alunos começaram a passá-la no computador.
No final, os alunos da turma do quarto ano, ilustraram a história.

Cartaz (opcional):

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Os principais aspetos positivos foram o interesse suscitado pelos alunos sobre a temática abordada.
Outro aspeto a salientar foi o debate sobre o tema, na sala de aula que serviu para levarem para casa uma lição aos pais.
Os próprios alunos que os pais não faziam a reciclagem, ultimamente referem que já entregam o óleo nas bomba da Prio.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Um dos aspetos negativos a registar é que 20% das famílias da turma que realizou o trabalho não fazia a reciclagem do óleo alimentar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
O trabalho vai ser divulgado na página do Facebook da escola. No dia 5 de junho, vai ser divulgado no programa da rádio Íris, a rádio local. Também nesse dia, vai ser realizada uma campanha de rua, onde os alunos vão distribuir flayers pela população local. O trabalho vai ainda estar presente na semana da exposição aberta à comunidade.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Poderia ser construída a história para uma dramatização.
Também poderia ser pedido um powerpoint.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Construir uma canção.

COORDENAÇÃO

PARCERIA