Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
David Nunes, João Pedro Cost, Santiago Sousa, Martim Martins, Mariana Gouveia, Carolina Gonçalves, Guilherme Silva, Afonso Carneiro, Ema Dias, Tiago Silva

Idade dos alunos:
7,8,9 e 10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O Desafio foi apresentado ao grupo de alunos seguido da visualização do filme, “Recicle o seu óleo alimentar” - Prio Top Level.
Um grupo de alunos voluntariou- se para escrever a história e outro para ilustrar.
Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre os efeitos do óleo usado na água e nas ETAR, sobre a recolha e reciclagem de óleos usados e sobre a Empresa Prio. Registaram dados e em grupo, numa mesa redonda lançavam ideias que se transformavam em diálogos, personagens, cenários e aventuras, dando corpo à história. Terminada a história, os dois grupos de trabalho (escrita e ilustradores) reuniram-se, leram a história e ao mesmo tempo decidiram quais as partes da história a ilustrar. As páginas da história foram distribuídas pelos alunos Ilustradores, que deram asas à sua imaginação com liberdade.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
É de realçar o empenho e interesse dos alunos no trabalho realizado e os conhecimentos que adquiriram: Aprenderam a separar óelos alimentares usados, conheceram os efeitos nefastos do óleo usado no solo e tiveram conhecimento dos produtos resultantes da reciclagem dos óleos usados.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Falta de conhecimento e informação dos alunos, encarregados de educação e colaboradores do Centro Social, sobre a recolha de óleos usados e sua reciclagem e a ausência de óleões na comunidade

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
O Centro Social faz a recolha intern (das suas três cozinhas) de óleo alimentarusada desde 2008. Quem recolhe é a empresa Reciol de Barcelos

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
O Centro Social vai passar a recolher o óleo usado dos seus utentes e colaboradores este ano letivo. A campanha de recolha é da responsabilidade dos autores da História, que estão a ler a sua história a todas as salas da pré escolar, aos colegas do 1º ciclo e a informar como depositar o óleo usado no oleão do Centro Social. Posteriormente, cada educadora fará um trabalho de divulgação junto dos encarregados de educação. Para os colaboradores e seniores foram colocados cartazes em locais estratégicos.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Campanha conjunta com a Junta de Freguesia,para sensibilizar a comunidade em geral, sobre a recolha e reciclagem de óleos usados e colocação de óleos na freguesia

COORDENAÇÃO

PARCERIA