Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola EB Carregal (Ovar)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
*alunos da EB do Carregal

Idade dos alunos:
*7 e 8 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Inicialmente em Assembleia de alunos apresentamos o Concurso e lemos o Regulamento. Na generalidade todos os alunos ficaram interessado e aderiram à proposta porque o tema já tinha sido investigado por todos e a recolha de óleos usados já estava implantada na escola. Decidimos em conjunto uma metodologia e definimos o calendário. A turma do 2.º ano iria construir coletivamente a primeira parte da história, não esquecendo a estrutura do texto decidida, quais eram as personagens e que teria de acontecer uma aventura. Após essa primeira parte, o texto, passado no word por todos os alunos da turma do 2.º ano, à vez, e entregue o ficheiro aos alunos do 3.º ano. Os alunos do 3.º ano continuaram a história, deram um fim e ilustraram a parte que receberam do 2.º ano. Estes também ilustraram a parte da história criada pelo 3.º ano. Foi um trabalho muito interessante.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Reforço do estímulo à diminuição de fritos como meio de confecionar os alimentos
Reforço da importância de continuação da separação dos resíduos e especificamente dos óleos alimentares usados
Aproveitar a oportunidade para realizar experiências sobre dissolução do óleo
Proporcionar momentos de partilha de saberes
Aplicar conhecimentos na construção de textos: uso da pontuação,estrutura, coerência e revisão textual, uso adequado de vocabulário...
Estimulo do trabalho colaborativo.
Respeito pelo trabalhos dos parceiros

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Dificuldade na gestão do tempo

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
A escola começou a fazer este ano, tendo solicitado um oleão, através de um encarregado de educação que trabalha numa empresa de reciclagem. A escola faz monitorização da quantidade (litros) do óleo entregue por cada aluno.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Através de um grupo criado, na página do facebook de um docente, através de notícias enviadas por mail pelos dois docentes e também através da exposição da história e dos desenhos elaborados, no jornal de parede da escola e no jornal do Agrupamento.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
ateliê sobre transformação dos óleos

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
- Caminhada com mais impacto visual (determinado dia, a nível nacional, com tshirts escritas elos alunos com slogans apeltivos)
- Criação de jogos para PC, smartphone... em que se premiava quem tinha melhores atitudes ambientais

COORDENAÇÃO

PARCERIA