Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Alunos do pré-escolar ao 4º ano de escolaridade

Idade dos alunos:
Dos 3 aos 9 anos de idade.

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.
- os alunos do pré-escolar foram responsáveis pela decoração da capa;
- os alunos do 1º ano foram responsáveis pela decoração da história depois de elaborada;
- a escrita da história, em trabalho coletivo, começou no 2ºano, foi dada continuidade no 3º ano e acabou no 4º ano de escolaridade.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Antes da elaboração da história pedimos a colaboração de uma empresa que faz recolha de óleos alimentares usados para produção de biodiesel para uma ação de sensibilização. Esta ação contribuiu para que os alunos percebessem a importância da recolha de óleos no sítio certo. A partir desse dia os alunos começaram a trazer o óleo alimentar usado para a escola para ser colocado no oleão da escola. Isto mostrou que os alunos se interessaram pelo tema e que a mensagem chegou até à família. O workshop realizado pela empresa com alguns alunos da escola também foi muito interessante.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Não encontramos nenhum aspeto negativo.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Desde sempre uma vez que a escola possui cantina. A recolha é feita pela empresa a quem foi pedida colaboração para a ação de sensibilização. A cantina tem pouco desperdício de óleo mas desde a ação de sensibilização a quantidade de óleo depositado no oleão aumentou significativamente, uma vez que os alunos traziam de casa.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Sempre que um aluno traz de casa óleo usado é preenchida uma pequena ficha onde é registado a quantidade trazida. Os alunos que trouxerem mais óleo no final do período foram/são contemplados com prémios oferecidos pela empresa de recolha de óleo.
A participação na escrita da história coletiva também foi do agrado dos alunos. No final a história foi apresentada em todas as turmas e afixada no placard da ECO-ESCOLAS

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Trabalhar uma história que aborde este tema.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Uma visita de estudo a uma estação de tratamento de óleos.

COORDENAÇÃO

PARCERIA