Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Gaspar Frutuoso (Ribeira Grande)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Alunos da turma do 2.º F, da Escola Gaspar Frutuoso - Ribeira Grande Açores

Idade dos alunos:
Alunos com idades compreendidas emtre os 7 e 8 anos de idade (turma de 2.º ano de escolaridade)

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O presente trabalho foi desenvolvido por 22 alunos, matriculados no 2º ano de escolaridade, da EBI Gaspar Frutuoso. A ideia em participar nesse desafio partiu da exploração da obra, obrigatória para este nível de ensino, do Plano Nacional de Leitura (PNL) “A Menina Gotinha de Água” de Papiniano Carlos.
Os objetivos dete trabalho foram:
(In)formar crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados;
Contribuir para aumentar a quantidade de óleos alimentares usados que têm como destino a reciclagem;
Alertar para os impactos negativos quando mal encaminhado, contaminando os oceanos, rios e albufeiras e aumentando os custos de manutenção das ETAR’s
Integrar propostas e metodologias previstas no currículo
Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social
Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
A obra “A Menina Gotinha de Água” foi um ponto de referência, ao longo de todo processo. Os alunos foram assim desafiados para a questão: - E se fosse uma gotinha de óleo? Foram efetuadas pesquisas, trabalhos de grupo, pinturas e ilustrações. Permitiu um trabalho articulativo e interdisciplinar com as diferentes áreas curriculares do currículo nomeadamente: Português, Investigação e Apoio Multidisciplinar, Expressão, Educação Plástica e Cidadania. Foram efetuadas votações das ilustrações que deveriam constar no trabalho, tomadas de decisões e consenso, respeitando-se a “opinião do outro”. O trabalho permitiu o conhecimento específico acerca da separação e reciclagem dos óleos alimentares, o conhecimento e visitas a lugares onde se encontram os “óleões”, até ao momento desconhecidos pelos alunos, pois viam o “óleão” na rua mas, desconheciam a sua utilidade. Também refletiram e consciencializaram o seu impacto nocivo no ambiente e a sensibilização a toda a comunidade escolar, para a importância da separação e reciclagem de óleos alimentares usados.
No final do trabalho desenvolvido foram inquiridas as crianças. Através dos seus relatos e comentários sentiram-se muito orgulhosos em observar o produto final – UM LIVRO. Surpreenderam-se ao verificarem que em grupo e através das suas ideias, dos seus desenhos e das suas ilustrações conseguiram passar uma mensagem muito enriquecedora.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Os alunos puderam fazer uma visita local, para conhecerem o depósito "Oleão", onde se deve colocar corretamente o óleo usado e saber quantos oleões existem na sua cidade.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Verificaram que nem todos os cidadão utilizam corretamente o oleão e nem todas as pessoas fazem corretamente a separação do óleo usado.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Sim. Desde o ano letivo 2016/2017 que uma empresa esspeçifica efetua a recolha todos os meses do óleo usado na cozinha do refeitório da Escola Gaspar Frutuoso.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Será fixado o cartaz do concurso no Eco-Placar da Escola.
Também será colocada a dinamização da atividade na página da Escola e seráenviada para toda a comunidade educativa via e-mail.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Pilhas usadas e sua correta recolha.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Recolha do maior número de Litros efetuada pela comunidade educativa.

COORDENAÇÃO

PARCERIA