Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Colégio Monte Flor (Oeiras)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Turma do 4º ano

Idade dos alunos:
9 e 10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Dentro da lógica da História de Aprendizagem, este projeto teve um ciclo de vida, que compreendeu as seguintes etapas:
.Chuva de Ideias: Os alunos foram incentivados a propor ideias, a partir de uma questão de partida ou mote, que lançou as bases para se construir todo o projeto.
Mapa Mental: A partir das ideias lançadas na Chuva de Ideias, foi construído um Mapa Mental com as questões centrais que orientaram todo o trabalho: O quê?; Para quê?; Como?; Para quem?; Quando?; Onde?; E se?. O Mapa Mental permitiu então criar um esquema com o Produto Final.
Execução: Nesta fase, todas as tarefas foram executadas, com o objetivo de preparar o produto final, que consistiu na elaboração da história, após a limpeza de praia com o apoio da APLM e na apresentação da história em StopMotion. Durante esta fase, a consolidação de vários conhecimentos foi feita, quer em grande grupo, quer individualmente, através de tarefas individuais ou trabalho de investigação autónomo por parte dos alunos.
Apresentação: Este projeto foi apresentado aos colegas das restantes turmas do colégio, durante a Semana Ambiental, promovendo a partilha de conhecimento e um conjunto de competências ao nível da comunicação, tão importantes na formação da criança.
Para além da história "As gotinhas opostas", a turma elaborou e apresentou um estudo sobre o lixo encontrado na praia da Cruz Quebrada, em Oeiras e que anexámos no campo abaixo.

Cartaz (opcional):

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
- Colaboração entre os alunos
- Aprendizagem ativa

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Os nossos alunos fizeram um vídeo em stop emotion que temos pena não poder partilhar aqui. Gostaríamos por isso que ponderassem a possibilidade de se poder concorrer com outros formatos de apresentação.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Desde 2011 fazemos a separação dos óleos usados que são recolhidos pela CM Oeiras.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
O trabalho foi apresentado aos colegas do 1º ciclo na Semana do Ambiente que realizamos todos os anos no final do 2º período e também foi partilhado com as famílias na plataforma Weduc.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Campanha e sensibilização na comunidade escolar.
Feira de mostra de trabalho realizados pelos alunos.
Jogos didáticos.

COORDENAÇÃO

PARCERIA