Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)

Digitalização da história página a página:

Autores:
Meninos e meninas das salas 3, 4 e 5 anos, com auxílio da Educadora Diana Pontes (Ed. da sala do 4anos)

Idade dos alunos:
3, 4 e 5 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
1 – Inicialmente foi abordada a temática da reciclagem de óleo alimentar usado com as crianças das três salas do Jardim de Infância ao longo de vários dias;
2 – Foi construída a história pelas três salas, com o auxílio da Educadora de Infância da sala dos 4 anos e, aproveitando as ideias sugeridas pelas crianças: iniciou a história a sala dos 3 anos, à qual deram sequência as salas dos 4 e 5 anos sucessivamente;
3 – A história foi passada a computador e ilustrada por seis crianças da sala dos 5 anos.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
1- Saber onde colocar corretamente os óleos alimentares usados - ecopontos próprios de cor laranja colocados na via pública;
2- Os benefícios ambientais, sociais e económicos são de grande relevância - Destacam-se anão contaminação dos cursos de água

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
1 - Não existem assim tantos ecopontos próprios de cor de laranja colocados na via pública;

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Sim, a escola tem um recipiente de plástico, onde coloca o óleo alimentar já usado e com resíduos. Quando esse recipiente estiver cheio, uma das cozinheiras ou auxiliar de cozinha leva para o ecoponto próprio mais perto.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Iremos afixar na entrada da escola a nossa história, bem como, cada menino irá levar para casa um panfleto sobre a importância desta temática.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Qualquer um que dê para a faixa etária em questão (3,4 e 5 anos).

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Visitas de Estudo

COORDENAÇÃO

PARCERIA