Trabalhos 2018-2019

Vídeo-Campanha (secundário, profissional e superior)

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Autores:
Turma do 10ºPIS18

Idade dos alunos:
dos 15 ao 17

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Memória Descritiva
Projeto ECO Escolas – Uma gota de água e uma gota de óleo - 3º Escalão
Introdução
No âmbito do projeto ECO Escolas “Uma gota de água e uma gota de óleo” a turma do 10º ano do curso profissional de Informática e Sistemas da Escola Básica e Secundária de Ourém , constituída por 27 alunos , decidiu agarrar a iniciativa de produzir um vídeo informativo acerca no tema.
Objetivos
• Informar crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados;
• Contribuir para aumentar a quantidade de óleos alimentares usados que têm como destino a reciclagem;
• Alertar para os impactos negativos quando mal encaminhado, contaminando os oceanos, rios e albufeiras e aumentando os custos de manutenção das ETAR’s
• Integrar propostas e metodologias previstas no currículo
• Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social
• Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
Cena 1
Nesta primeira cena começamos por representar um episódio do quotidiano em que podemos ver um rapaz a praticar maus hábitos de reciclagem dos óleos usados , de seguida o seu amigo aparece e alerta-o imediatamente para corrigir o seu comportamento , seguidamente explica-lhe através do seu conhecimento as consequências do óleo na natureza devido à sua incorreta reciclagem.
Cena 2
Nesta segunda e última cena mostramos aos visualizadores a ideal e correta forma de reciclar os óleos usados através de uma filmagem junto do oleão. Por fim revelamos os alunos por detrás do projeto incluindo as respetivas equipas de produção.
Conclusão
Em suma, foi um projeto inovador e interessante pois acabamos por sair desta atividade com mais conhecimentos sobre o tema abordado, neste caso a reciclagem do óleo usado, e também na produção e realização do vídeo. Este projeto pode modificar certos comportamentos da sociedade em geral. Para este projeto foram utilizados softwares como Adobe Photoshop e Sony VEGAS Pro 14.0.
Observação: GM Productions é o nome artístico utilizado pelo aluno Guilherme Martins (integre da turma) que representa o seu trabalho de produção audiovisual.

Cartaz (opcional):

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Consciencialização ambiental da falta de reciclagem; Melhorias na capacidade de pesquisa e seleção de informação; Melhorias no uso da Língua portuguesa na elaboração de guião de vídeo e memória descritiva; Aprendizagem na utilização de software de multimédia; Melhorias na relação interpessoal entre os alunos, na capacidade de estabelecer estratégias e concertar opiniões em Brainstrom.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Gestão do tempo de realização das tarefas.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
A escola tem um oleão e cartazes de sensibilização para a reciclagem do óleo alimentar, desde 2013.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
O vídeo será divulgado nos monitores que estão nos diversos espaços dos alunos.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Desafios de reutilização de óleo usado em elementos decorativos.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Criar uma música alusiva ao tema.

COORDENAÇÃO

PARCERIA