Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Turma 2 e turma 5 da EBI/JI de Alvito

Idade dos alunos:
Idades compreendidas entre os três e os dez anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A História surgiu no seguimento de experiências desenvolvidas com as duas turmas (uma do jardim-de-infância, e a do 2.º ano do 1.ºciclo), na área do conhecimento do mundo, no laboratório de Ciências.
Os alunos mais velhos, de 1.º ciclo, fizeram também trabalho de pesquisa com a titular de turma na sala de aula.
A turma de jardim-de-infância, trabalhou em sala de aula, com a educadora o problema da poluição marinha proveniente do petróleo e os efeitos nefastos nos seres marinhos.
Posteriormente, na hora que cada turma tem semanalmente na Biblioteca Escolar, com a Coordenadora Eco-escola (e professora bibliotecária), trabalhou-se com técnicas de escrita criativa o texto da História, que foi feito com a turma do jardim-de-infância, sendo a turma do 2.º ano quem fez as correções e deu algumas achegas para o texto.
Ambas as turmas participaram na ilustração.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
o interesse que o tema suscitou nos alunos eprofessores envolvidos no trabalho.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
O tempo que por vezes nos parecia que não iria chegar para se concluir atarefa dentro do prazo estipulado

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Faz-se a recolha de óleos usados na cantina da escola. Uma empresa, devidamente autorizada, faz essa recolha.
Em casa todas as famílias têm a recolha selectiva dos lixos porta-a-porta, feita pela autarquia de Alvito, que este ano entrou num projeto piloto.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
será publicado na pág. facebook da eco-escola da EBI/JI de Alvito, na pag. do site do Agrupamento e no boletim municipal de Alvito.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Gostaríamos de poder ver a forma como se aproveitam esses óleos alimentares depois de usados.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Na nossa escola iremos fazer sabão.

COORDENAÇÃO

PARCERIA