Trabalhos 2019-2020

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Afonso Morais; Duarte Brás; Duarte Monteiro; Francisca Cristelo; Rafael Gomes

Idade dos alunos:
14 e 15 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
• Introdução
A presente memória descritiva refere-se ao trabalho segundo o desafio “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel”, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Neste, visámos alertar de uma forma lúdica para o uso excessivo de combustíveis fósseis e para a forma como estes prejudicam o ambiente. Como solução a este problema, propusemos o uso de biocombustíveis e apresentámos ambas as suas vantagens e desvantagens.
• História
O documento onde está escrita a história tem quatro páginas sendo a primeira reservada à capa, onde esta contém o título do doc.; uma imagem com título do trabalho; os nossos nomes; a nossa turma e a nossa escola. Na segunda página começa a história propriamente dita, que acaba na quarta página.
A história foi escrita em forma de texto dramático, de modo a melhor transmitir as ideias e emoções que assim pretendíamos. Pensámos em desviar-nos das tradicionais campanhas ambientais, onde a mascote da campanha (muitas vezes personagens irreais) aparece no local da cena e aborda o seu agora interlocutor, informando-o dos riscos ambientais da sua atividade e convencendo-o a alterar os seus hábitos sem nenhuma resistência ou queixa por parte do seu interlocutor. Contrariamente a estas comuns cenas ambientais, pensámos: “Uma vez que vamos introduzir uma personagem fictícia no mundo real, porque não modifica-la, tornando-a mais anedótica ao inseri-lhe cómicos de carácter e de linguagem?”. Dessa forma, concebemos a nossa personagem principal: Xerife MacPrio. Sendo as restantes personagens o Sr. Samuel Massas; a Dulcineia; o Guarda 1 e o Guarda 2 e ainda um adicional narrador.
A ação decorre na sede da indústria do Sr. Samuel Massas, mais especificamente no seu gabinete. O Sr. Samuel demostra-se claramente surpreso com a aparição do Xerife (de modo a mostrar o contraste entre a realidade e ficção), mas, após a aceitação deste facto, o diálogo procede. O Xerife acusa a fábrica do Sr. Samuel de poluir o ambiente da cidade. O empresário defende-se, mas o Xerife continua com as acusações, até que, propõe que a fábrica comece a usar biocombustíveis. Para sustentar a sua proposta, o Xerife apresenta várias vantagens dos bicombustíveis, porém, o Sr. Samuel refuta, argumentando que as culturas intensivas, de onde são provenientes a maioria dos biocombustíveis, também poluem bastante o ambiente. Logo o Xerife defende que a poluição destas culturas intensivas é compensada pelo uso de biocombustíveis.
Afrontado com as arrebatadoras vantagens dos biocombustíveis, o Sr. Samuel questiona, outra vez, a autenticidade do Xerife e decide chamar os seus seguranças para o levarem para fora das instalações. Ao chegar ao gabinete do seu patrão, os dois guardas inquietam-se com a trefa pedida, pois, ao contrário do seu chefe, eles acreditam na veracidade do Xerife MacPrio. Este logo os dispensa e os dois seguranças saem.
O Sr. Massas, mais uma vez, fica incrédulo pela forma como as outras personagens aceitam a existência ficcional da lata falante, mas, mesmo assim, nega a proposta da mudança de combustíveis. O Xerife, cansado de tentar demover o seu interlocutor através da dialética, toma agora uma abordagem mais séria e definitiva. As acusações do Xerife tornaram-se mais graves e ofensivas, no entanto, o empresário não se mostrava preocupado. Assim sendo, o Xerife faz uma última coação, ameaçando, devido a todas as ilegalidades ambientais cometidas pela fábrica, encerrá-la. O Sr. Samuel primeiramente pressupõe que seja apenas bluff, mas acaba por aceitar, contrariado, a mudança para os biocombustíveis.
• Banda Desenhada
A nossa Banda Desenhada (BD) foi realizada em formato A4, orientação vertical e só frentes (como solicitado). A Banda Desenhada é constituída por seis pranchas, cada uma com três tiras e seis vinhetas, formando trinta e seis vinhetas no total.
Como a história foi a primeira parte do trabalho a ser finalizada, apenas mais tarde nos apercebemos que a maioria das falas revelavam ocupar demasiado espaço na vinheta, escasseando o espaço para o próprio desenho. De modo a resolver este problema, decidimos colocar na Banda Desenhada apenas as ideias-chave de cada fala, deixando a totalidade destas últimas para serem representadas por nós.
Realizamos assim um vídeo, https://vimeo.com/419387618, onde passam as nossas interpretações das falas conforme a vinheta. Este vídeo apresenta também fotos e efeitos sonoros adicionais visando torna-lo mais apelativo. É natural que, a qualidade sonora do mesmo não seja a melhor, uma vez que, em contexto da pandemia COVID-19, as falas tiveram de ser gravadas por cada um individualmente, sendo obviamente sujeitas a diferentes isolamentos sonoros, resultando numa discrepância entre os diferentes áudios.

COORDENAÇÃO

PARCERIA