Trabalhos 2020-2021

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Beatriz Rodrigues

Idade dos alunos:
10

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Desenvolvimento do Projeto
1.ª Fase – Divulgação
Após a divulgação deste projeto pelas Coordenadoras do Programa Eco-Escolas, as professoras Olga Ferreira e Maria José Agria, depois de uma leitura atenta de todos os documentos, concluíram que a temática poderia ser dinamizada nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual. Propuseram o projeto aos alunos da turma por ambas lecionada, que se entusiasmaram de imediato, apresentando várias ideias suscetíveis de concretização.
2.ª Fase – Preparação
Na aula de EV, os alunos começaram por pesquisar objetos que poderiam usar nas suas Bandas Desenhadas (BD), nomeadamente, eco pontos, ilhas, tipos de heróis, bairros onde o lixo imperava, paisagens naturais e paisagens industrializadas, etc.
Foi mostrado aos alunos como se trabalha em linguagem da BD, transformando os seus textos em linguagem mista, para que eles pudessem realizar o seu guião e perceberem que contar uma história em BD com várias páginas exige que se conheça a gramática da BD. Para isso, os alunos deveriam ter em conta a sequência da história, o movimento das personagens na “paisagem”, o seu ritmo e expressividade própria, as expressões e intenções das personagens e deveriam fazer “ouvir” as falas das personagens e os “sons” em cada enquadramento.
Foi, ainda, trabalhada na gramática da BD: prancha, vinheta, legendas, cartuchos, balões (formas e tipos) e a sua leitura, onomatopeias e planos e ângulos de visão. Foi-lhes, também, dada a indicação sobre o tipo de letra a utilizar e a importância da cor.
Concomitantemente, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos foram divididos em grupos de 4/5 elementos, à sua escolha, tendo sido, de seguida, sugerida pela professora uma chuva de ideias sobre o que gostariam de desenvolver:
- Como será o Oleão?
- Qual a sua origem?
- Qual a finalidade da sua viagem?
- Como era o local onde chegaram?
- Que tipo de poluição existe?
- De que forma conseguirá resolver o problema da poluição?
3.ª Fase -Execução
Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, após a planificação elaborada, os alunos escreveram os seus textos, cada um dos elementos dos grupos dando o seu contributo e pedindo ajuda à professora sempre que necessário.
Na aula de EV, os alunos construíram a prancha onde decorrerá a ação, dividiram-na em vinhetas e, à medida que os textos foram sendo concluídos, foram desenhando as personagens intervenientes, os espaços onde decorre a ação, foram escrevendo as respetivas vinhetas e balões, adequando um texto narrativo a um texto de BD.
4.ª Fase – Seleção
Quando todos os grupos concluíram os seus trabalhos, estes foram selecionados pelo grupo de responsável, tendo em conta se os alunos tinham obedecido a todas as características que se exige numa BD.

COORDENAÇÃO

PARCERIA