Trabalhos 2020-2021

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Turma 3.ºano e 4.ºano IEJ

Idade dos alunos:
8 a 10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Durante o período de confinamento em que as aulas estavam a ser realizadas em casa (Ensino@Distância), foi apresentada aos alunos a proposta de realizar este trabalho, que desde logo foi bem aceite pelas crianças.
Ainda à distância, iniciámos um brainstorming sobre a história que iríamos escrever, de acordo com o tema. Em videochamada pela plataforma zoom e com acesso a um documento de escrita colaborativa, no Google docs, onde todos os alunos estavam online e com acesso, fomos criando as primeiras ideias.
A partir daí, começamos a escrita da história em storytelling colaborativo, utilizando a mesma estratégia e ferramentas.
Quando regressámos à escola, no ensino presencial, continuámos a nossa história e fomos sempre aperfeiçoando-a coletivamente.
Posteriormente, as páginas da história foram distribuídas por cada dois alunos. Cada grupo fez a leitura da página, sublinhou as ideias mais importantes e desenhou o que melhor ilustraria o que estava escrito.
A seguir, cada grupo, apresentou à turma a sua ilustração, que foi discutida e posteriormente melhorada, de acordo com os comentários da turma.
Por fim afixámos as páginas ilustradas e relemos a história para verificar se o texto e ilustrações estavam coesos.
Em conjunto verificámos que nem sempre era fácil identificar as personagens e o Oleão e as outras personagens, pois estavam desenhados de forma diferente, por terem sido diferentes pessoas a desenhar.
Por isso, em conjunto decidimos que a melhor estratégia era definir que grupo é que desenhava cada elemento da história. Fizemos votações, com base nos desenhos realizados anteriormente e os grupos partilharam as páginas e as ilustrações. Todos os alunos participaram nas ilustrações finais, pois todos desenharam pelo menos um elemento e pintaram-no. Assim, a ilustração de cada página não foi realizada por apenas um grupo de alunos, mas por um conjunto de alunos.
Por fim, ilustrámos a capa. Adorámos o resultado final do nosso livro colaborativo.
Gostámos tanto deste projeto e do seu resultado final, que decidimos fazer a leitura expressiva desta história, com a respetiva gravação.

COORDENAÇÃO

PARCERIA