Trabalhos 2021-2022

História em BD (2º e 3º ciclo)

“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”

Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
MEMÓRIA DESCRITIVA - 5º D
O desenvolvimento desta atividade foi realizado na disciplina de Educação Visual, introduzida quando estava a ser desenvolvido o conteúdo da comunicação, fazendo a banda desenhada parte integrante da parte prática de aplicação deste conteúdo. Foi proposta à turma a participação neste concurso, tendo sido esta ideia acolhida com entusiasmo.
Foi realizada uma pesquisa sobre o tema “resíduos- energia do futuro” e foram escritas as ideias centrais para o desenvolvimento da história para a B. D. Na disciplina de Educação Visual foi realizada, também, uma pesquisa sobre os Heróis da B.D., explorado todo o vocabulário relacionado com a linguagem da B.D. e iniciada a criação, por cada aluno; de personagem/herói para a B.D..
A turma foi subdividida por grupos de três ou quatro alunos, tendo por base as personagens já criadas pelos alunos. Foram elaborados, em grupo, os guiões para cada prancha e distribuídas as tarefas para cada elemento do grupo, onde cada um teve que desenvolver a sua prancha e/ou capa, mas podendo recorrer à ajuda dos colegas do grupo, sempre que achassem necessário. Depois do desenho feito foram colocadas as legendas e falas, a lápis, o grupo decidiu o material de pintura que iria utilizar e como iriam dar cor ao trabalho, assim como corrigida a parte escrita. No final foram feitos, com caneta preta, os contornos de alguns desenhos, passadas as legendas e falas e os limites das vinhetas.
No final foram selecionadas as Bandas Desenhadas com os seguintes critérios: as que mais trabalharam/abordaram o tema proposto e as que melhor foram desenvolvidas a nível gráfico.
MEMÓRIA DESCRITIVA - 5º E
O desenvolvimento desta atividade foi realizado na disciplina de Educação Visual, introduzida quando estava a ser desenvolvido o conteúdo da comunicação, fazendo a banda desenhada parte integrante da parte prática de aplicação deste conteúdo. Foi proposta à turma a participação neste concurso, tendo sido esta ideia acolhida com entusiasmo.
Foi realizada uma pesquisa sobre o tema “resíduos- energia do futuro” e foram escritas as ideias centrais para o desenvolvimento da história para a B. D. em colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Na disciplina de Educação Visual foi realizada uma pesquisa sobre os Heróis da B.D., explorado todo o vocabulário relacionado com a linguagem da B.D. e iniciada a criação, por cada aluno; de personagem/herói para a B.D..
A turma foi subdividida por grupos de três ou quatro alunos, tendo por base as personagens já criadas pelos alunos. Foram elaborados, em grupo, os guiões para cada prancha e distribuídas as tarefas para cada elemento do grupo, onde cada um teve que desenvolver a sua prancha e/ou capa, mas podendo recorrer à ajuda dos colegas do grupo, sempre que achassem necessário. Depois do desenho feito foram colocadas as legendas e falas, a lápis, o grupo decidiu o material de pintura que iria utilizar e como iriam dar cor ao trabalho, assim como corrigida a parte escrita. No final foram feitos, com caneta preta, os contornos de alguns desenhos, passadas as legendas e falas e os limites das vinhetas.
No final foram selecionadas as Bandas Desenhadas com os seguintes critérios: as que mais trabalharam/abordaram o tema proposto e as que melhor foram desenvolvidas a nível gráfico.
MEMÓRIA DESCRITIVA - 5º F
O desenvolvimento desta atividade foi realizado na disciplina de Educação Visual, introduzida quando estava a ser desenvolvido o conteúdo da comunicação, fazendo a banda desenhada parte integrante da parte prática de aplicação deste conteúdo. Foi proposta à turma a participação neste concurso, tendo sido esta ideia acolhida com entusiasmo.
Foi realizada uma pesquisa sobre o tema “resíduos- energia do futuro” e foram escritas as ideias centrais para o desenvolvimento da história para a B. D. em colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Na disciplina de Educação Visual foi realizada uma pesquisa sobre os Heróis da B.D., explorado todo o vocabulário relacionado com a linguagem da B.D. e iniciada a criação, por cada aluno; de personagem/herói para a B.D..
A turma foi subdividida por grupos de três ou quatro alunos, tendo por base as personagens já criadas pelos alunos. Foram elaborados, em grupo, os guiões para cada prancha e distribuídas as tarefas para cada elemento do grupo, onde cada um teve que desenvolver a sua prancha e/ou capa, mas podendo recorrer à ajuda dos colegas do grupo, sempre que achassem necessário. Depois do desenho feito foram colocadas as legendas e falas, a lápis, o grupo decidiu o material de pintura que iria utilizar e como iriam dar cor ao trabalho, assim como corrigida a parte escrita. No final foram feitos, com caneta preta, os contornos de alguns desenhos, passadas as legendas e falas e os limites das vinhetas.
No final foram selecionadas as Bandas Desenhadas com os seguintes critérios: as que mais trabalharam/abordaram o tema proposto e as que melhor foram desenvolvidas a nível gráfico.

Autores:
Professora - Isabel Santos (Ed. Visual); Alunos: 7 alunos da turma 5º D ( 1 grupo com 3 elementos e outro com 4 elementos); 3 alunas do 5º E (1 grupo com as três); 8 alunos do 5º F ( 4 elementos num grupo e 4 elementos no outro grupo).

Idade dos alunos:
10 e 11 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA