Trabalhos 2021-2022

História em BD (2º e 3º ciclo)

“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O objetivo deste projeto/desafio é criar uma Banda Desenhada, sobre um posto de combustível amigo do Ambiente que usa biocombustível sustentável.
Este desafio foi-nos apresentado pelas disciplinas de Português e Educação Visual (EV), para aprendermos mais sobre a comunicação visual e nomeadamente a Banda Desenhada, tendo por base o tema “Resíduos, Energia do Futuro”.
Na disciplina de Português através da leitura de livros de BD, contactamos com os códigos (texto/discurso), criando deste modo, hábitos de leitura regulares com este tipo de narrativa visual, para uma maior competência leitora. Em conjunto com a Biblioteca Escolar e o Projeto "Livro sempre à mão", requisitamos semanalmente livros de BD, que tínhamos sempre na mochila para leitura em tempos “mortos” da aula ou nos tempos livres.
Participamos também, no âmbito da disciplina de Português, e integrada na Semana da Leitura, na iniciativa “À conversa com Filipa Beleza”, uma jovem ilustradora de BD.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/405204591407325
Para desenvolvermos os nossos conhecimentos sobre “Narrativa Visual”, na disciplina Educação Visual, inserido no domínio “Discurso”, aprendemos a diferenciar elementos da narrativa visual (perspetiva da narração, personagens e contextos). Vimos que a BD é uma forma de comunicação gráfica que conta uma narrativa recorrendo a texto e imagem (comunicação mista).
Depois de aprendermos sobre a composição na BD, ângulos e planos, passamos para a construção do Storyboard, não sem antes analisarmos o regulamento do desafio “Resíduos, Energia do Futuro”.
Debatemos em turma sobre esta problemática e para a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, nomeadamente para a recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável. Verificamos que na nossa escola é feita a recolha de óleos alimentares, pois existem óleões dirigidos à comunidade escolar/educativa, que o clube “Sentir e Agir” faz a sua gestão e correto encaminhamento. Estes encontram-se no “Ponto Verde” da escola, onde aqui, é feita a recolha seletiva de vários tipos de resíduos.
Iniciamos o trabalho planificando e realizando-o em grupo, nas aulas de EV.
O nosso grupo começou por idealizar a história e depois passamos para a elaboração do guião/storyboard. Seguidamente, dividimos as tarefas da seguinte forma:
Luz – Desenhou as personagens.
Ana- Apagou as linhas dos desenhos.
Luciana- Desenhou a contracapa.
Juliana- Contornou a caneta as falas.
Luz – Contornou com a caneta os desenhos.
Ana- Fez os rascunhos da capa e da contracapa.
Luciana- Pintou o desenho da contracapa.
Juliana- Fez a estrutura da banda desenhada.
Luz- Fez a estrutura da banda desenhada.
Ana- Fez a memória descritiva.
Luciana- Contornou com a caneta a capa.
Juliana- Apagou as linhas da contracapa.
Luz- Apagou as linhas dos desenhos.
Luciana- Contornou com a caneta o desenho da capa.
Juliana- Fez os diálogos.
Luz- Pintou os desenhos.
Luciana- Deu ideias para a história.
Juliana- Contornou com a caneta as falas das personagens.
Luz - Contornou com a caneta as linhas das vinhetas.
Luciana- Fez a estrutura da banda desenhada.
Juliana- Fez o título da capa.
Luz- Esbateu o lápis de cor na contracapa.
Este trabalho deu-nos muito “gozo” realizá-lo. Aprendemos muito sobre a comunicação visual e sobre a preservação do Ambiente e de como, está nas nossas mãos torna-lo menos poluído, e passarmos a ter uma mobilidade mais sustentável.

Autores:
Luz Ferreira, Luciana Sousa, Juliana Lopes e Ana Costa - 6ºC

Idade dos alunos:
11, 12, 12 e 12 anos respetivamente.

COORDENAÇÃO

PARCERIA