Trabalhos 2021-2022

História em BD (2º e 3º ciclo)

“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O objetivo deste projeto/desafio é criar uma Banda Desenhada, sobre um posto de combustível amigo do Ambiente que usa biocombustível sustentável.
Este desafio foi-nos apresentado pelas disciplinas de Português e Educação Visual (EV), para aprendermos mais sobre a comunicação visual e nomeadamente a Banda Desenhada, tendo por base o tema “Resíduos, Energia do Futuro”.
Na disciplina de Português através da leitura de livros de BD, contactamos com os códigos (texto/discurso), criando deste modo, hábitos de leitura regulares com este tipo de narrativa visual, para uma maior competência leitora. Em conjunto com a Biblioteca Escolar e o Projeto "Livro sempre à mão", requisitamos semanalmente livros de BD, que tínhamos sempre na mochila para leitura em tempos “mortos” da aula ou nos tempos livres.
Participamos também, no âmbito da disciplina de Português, e integrada na Semana da Leitura, na iniciativa “À conversa com Filipa Beleza”, uma jovem ilustradora de BD.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/405204591407325
Para desenvolvermos os nossos conhecimentos sobre “Narrativa Visual”, na disciplina Educação Visual, inserido no domínio “Discurso”, aprendemos a diferenciar elementos da narrativa visual (perspetiva da narração, personagens e contextos). Vimos que a BD é uma forma de comunicação gráfica que conta uma narrativa recorrendo a texto e imagem (comunicação mista).
Depois de aprendermos sobre a composição na BD, ângulos e planos, passamos para a construção do Storyboard, não sem antes analisarmos o regulamento do desafio “Resíduos, Energia do Futuro”.
Debatemos em turma sobre esta problemática e para a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, nomeadamente para a recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável. Verificamos que na nossa escola é feita a recolha de óleos alimentares, pois existem óleões dirigidos à comunidade escolar/educativa, que o clube “Sentir e Agir” faz a sua gestão e correto encaminhamento. Estes encontram-se no “Ponto Verde” da escola, onde aqui, é feita a recolha seletiva de vários tipos de resíduos.
Iniciamos o trabalho planificando e realizando-o em grupo, nas aulas de EV.
O nosso grupo começou por escrever a história, em seguida a idealizar as personagens e todas as pranchas elaborando um guião/storyboard. A Diana Martins começou a dividir as pranchas em vinhetas, enquanto o Diogo Gonçalves, desenhava a capa e a contracapa. A Lara Oliveira e o Diogo Touceira começaram por desenhar e pintar as pranchas. Quando todos terminaram o seu respetivo trabalho, todos ajudaram na pintura do que faltava.
Este trabalho deu-nos muito “gozo” realizá-lo. Aprendemos muito sobre a comunicação visual e sobre a preservação do Ambiente e de como, está nas nossas mãos torna-lo menos poluído, e passarmos a ter uma mobilidade mais sustentável.

Autores:
Lara Oliveira, Diogo Touceira, Diana Martins, Diogo Gonçalves - 6ºC

Idade dos alunos:
12,12,12 e 12 anos respetivamente

COORDENAÇÃO

PARCERIA