Trabalhos 2021-2022

História em BD (2º e 3º ciclo)

“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 6.º 1.ª da Escola Básica Pedro de Santarém em Lisboa que pertence ao Agrupamento de Escolas de Benfica. Toda a conceção do projeto foi realizada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual sob a orientação das professoras Sara Roque e Miriam Vasconcelos. Formam a turma vinte e oito alunos.
Antes de iniciarmos esta grande “aventura” os alunos pesquisaram e discutiram em sala de aula sobre o que são os biocombustíveis, como se produzem e, a sua importância para o meio ambiente. Assim, que conhecemos melhor a temática proposta pela Prio “Resíduos, Energia do Futuro” foi mais fácil pôr mãos à obra e iniciarmos a nossa história. “O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro...
A ideia de poderem, de uma forma criativa, sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos e hábitos de consumo, apelando à prática de reutilização dos óleos alimentares transformando-os em biocombustíveis, tão bem retratados na nossa Banda Desenhada, foi motivo suficiente para aderirem ao desafio lançado pela Prio e pelo Eco Escolas
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento a história foi sendo escrita com as ideias de todos, sem exceção. Ao longo de várias semanas a narrativa foi crescendo e foram aparecendo novas personagens com peripécias interessantes que iam ganhando, ainda em esboço, forma e aspeto pelas mãos de alguns alunos “artistas”.
Depois de terminada a narrativa, era vez de dar corpo e cor às personagens. Em conjunto foram definidas as características físicas das personagens e propostas de cenários que, ao longo da narrativa, foram sendo traçadas. Por escolha da turma, foram selecionados os alunos ilustradores que iriam dar vida às personagens.
Nas aulas de Educação Visual trabalharam-se as técnicas da Banda Desenhada e definiram-se regras de ilustração da história, dado que havia vários alunos a fazê-lo.
Em pouco tempo, as personagens quase que pareciam reais e, aquela história escrita no quadro da sala de aula, era agora uma história com cor e movimento.
No final, todos desejámos que o Bairro do Girassol seja um exemplo a seguir e que não seja preciso esperar muito tempo para que em todo o mundo haja um posto de biocombustíveis.

Autores:
Alunos do 6º1ª e professoras Sara Roque e Miriam Vasconcelos

Idade dos alunos:
Entre os 11 e os 13 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA