Trabalhos 2021-2022

Teatro de Fantoches (JI e 1º ciclo)

“O Oleão Chegou ao Bairro”

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Guião:

Fotografias dos fantoches:

Fotografias do cenário:

Memória descritiva:
ENQUADRAMENTO
O desafio foi apresentado ao grupo pela educadora de infância, que conhece o seu interesse pelos fantoches. Na rotina semanal da “Sala das Estrelinhas” (grupo de pré escolar, com crianças entre os 3 e os 6 anos), um dia da semana é dedicado à expressão dramática dos fantoches. A oportunidade de ser o próprio grupo a contruir os fantoches e escrever as suas aventuras, representou logo uma motivação para o seu envolvimento no projeto.
Após uma primeira abordagem às orientações do projeto e regulamento, com o grupo, foi percetível que o hábito de recolha de óleo alimentar usado, era desconhecido de todos os elementos presentes e que possivelmente, não estaria adquirido pelas famílias.
Tornou-se evidente a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável.
OBJETIVOS
• (In)formar acerca dos biocombustíveis sustentáveis: produção de biodiesel a partir de resíduos (que tipos, para que serve, vantagens, desvantagens);
• Informar sobre produção de energia através de várias tipologias de resíduos;
• Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam o planeta;
• Desenvolver competências nas áreas de investigação, criatividade e comunicação;
• Integrar propostas e metodologias previstas no currículo;
• Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.
METODOLOGIA
Após o envolvimento inicial do grupo no desfaio, surgiram algumas questões e a necessidade de pesquisar as temáticas abordadas e comportamentos adequados.
Começamos por realizar uma saída ao exterior, para observação pormenorizada dos ecopontos e contentores existentes nas imediações da escola.
Seguidamente, foi necessário aprofundar as temáticas e encontrar respostas para as questões colocadas. Foram realizadas pesquisas em livros informativos, livros infantis, vídeos e sites informativos na internet .
Antes de iniciarmos qualquer produção, foi acordado em reunião de grupo, que iriamos reutilizar todo o tipo de materiais e embalagens que estivessem ao nosso alcance, na escola e em casa também (prática habitual da nossa sala). O envolvimento do grupo e famílias foi notável nesta tarefa.
Foram recolhidos vários materiais e aos poucos, foram sendo projetadas as suas utilizações: tecidos, tampas várias, rolhas, rolos de papel, embalagens de cartão e plástico, …
Num placard da sala, foram sendo registadas as ideias e o desenrolar dos acontecimentos mais importantes, considerados por todos.
O grupo iniciou a produção da história, recorrendo à técnica Storytelling.
Antes de concluir a redação do texto, o grupo demonstrava grande vontade em iniciar a construção dos fantoches, pois já existiam algumas personagens definidas. Foi necessário interromper a redação e satisfazer a curiosidade do grupo.
A “construção” das primeiras personagens, trouxeram um novo entusiasmo ao desafio e a vontade de ver aqueles fantoches a dialogar, não os deixava parar!
Tudo foi decorrendo de forma espontânea e a história foi crescendo e também alterando. Houve momentos em que o grupo quis voltar atrás e adequar ou acrescentar o texto, de acordo com as suas produções dos fantoches.
Aos poucos as aventuras do oleão, recém-chegado ao bairro, foram acontecendo. Ele foi o último a integrar a ilha de Ecopontos, mas trouxe consigo ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta e grandes ensinamentos sobre o tema, de que alguns resíduos produzidos, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.
O cenário, também foi construído, recorrendo à reutilização de materiais e respeitando as ideias bem definidas do grupo: “um bairro encantado, com castelos, palácios e casinhas. Nesse bairro viviam príncipes, princesas, bruxas, monstros e bonzinhos também.”
O trabalho final, é de grande orgulho para o grupo. A dinamização do teatro pretende alcançar toda a comunidade escolar e a sua mensagem irá atravessar para além dos muros da nossa escola.

COORDENAÇÃO

PARCERIA