Trabalhos 2022-2023

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Arganil ( 1 trabalho )

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

A tarefa de elaborar a história sobre esta temática não foi um processo iniciado neste momento, ou seja, a separação dos lixos, o reaproveitamento e a redução da pegada ecológica, são temas que vêm sendo trabalhados desde o 1º ano, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )

Instituição Florinhas do Vouga (Aveiro)

Foi proposto inventar uma história sobre duas gotas: uma de óleo e uma de água. Após visita ao ecocentro municipal de Ílhavo e debates sobre a separação correta dos óleos alimentares, as crianças começaram a inventar a história. Todos os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )

Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)

A história foi realizada por uma turma de 3º Ano depois de trabalhada a temática da reciclagem dos óleos e da sua importância para a preservação do ambiente, sobretudo da água. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 1 trabalho )

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

- Criação da história. - Ilustração em desenho a grafite. - Digitalização dos desenhos de cada vinheta e respetiva associação do texto/falas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 1 trabalho )

Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

O desafio foi direcionado à turma do 4º ano. Apresentou-se a página do projeto e realizou-se um debate sobre os objetivos e estrutura do trabalho a apresentar. Dividiram-se tarefas e os alunos pesquisaram sobre a informação a colocar na história, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 3 trabalhos )

1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

O trabalho foi elaborado pelos alunos do 1º Jardim-Escola João de Deus de Coimbra, com foco nos alunos do 3º ano de escolaridade, que aproveitaram a elaboração do texto para criar uma peça de teatro que irão apresentar à comunidade […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Sargento Mor (Coimbra)

Apresentação da temática para a construção da história Pesquisa sobre a problemática Experiências laboratoriais para confirmar a problemática Chuva de ideias com palavras-chave Identificação e escolha do nome para as personagens Construção coletiva da história […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Feteira (Coimbra)

Depois de apresentado o desafio em contexto escolar, e de a totalidade dos alunos ter mostrado agrado em participar, foram definidas 5 etapas, desenvolvidas da seguinte forma: 1) apresentação de vídeos de sensibilização e alguns textos que apontavam para a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 1 trabalho )

Escola Básica de Monte (Fafe)

A metodologia utilizada para a elaboração do projeto / trabalho foi a apresentação do tema e com um diálogo em grande grupo, onde os alunos partilharam o que já sabiam sobre a poluição da água, as características da água e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )

Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

Nas aulas de TIC os alunos fizeram uma pesquisa sobre a dificuldade em separar a água do óleo. Procuraram descobrir a forma como se separa o óleo na ETAR e pediram a colaboração de uma Encarregada de Educação que é […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável, incluímos este tema no currículo. Deste modo, utilizámos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Golegã ( 1 trabalho )

Escola EB 2/3 S Mestre Martins Correia (Golegã)

Visualização de filmes alusivos ao tema Questionário de recolha de dados Tratamento dos dados (tabelas e gráficos) Brainstorming e chuva de ideias Realização de experiências Elaboração de um texto coletivo poético/narrativo Ilustração Apresentação do trabalho nas outras turmas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )

Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

1.º: Pesquisa individual sobre a reciclagem do óleo alimentar, os biocombustíveis, e as respetivas vantagens, o número de oleões em Portugal e na freguesia. 2.º Brainstorming sobre as ideias recolhidas durante a pesquisa e sistematização das vantagens da energia do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Nas disciplinas de CN foram trabalhados os temas. Em parceria com os colegas do ensino especial, visto a aluna ser apoiada por estes serviços, foi feita a história. Foi utilizado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )

Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

METEDOLOGIA “UMA GOTA DE ÁGUA UMA GOTA DE ÓLEO” 1. Pesquisa sobre os malefícios do óleo usado no meio ambiente; 2. Observação de imagens; 3. Realização de desenhos ilustrativos acerca das imagens observadas; 4. Conversa de grande grupo para elaboração […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 2 trabalhos )

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Metodologia Com o fito de prossecução deste projeto, lançámos mão da metodologia storytelling. Tal escolha justifica-se, em grande parte, pela sua capacidade de transmitir mensagens, despertar emoções e engajar o público em torno de uma ideia ou tema específico. Neste […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

O desafio foi apresentado aos alunos. Conversou-se àcerca do quão perigoso os óleos podem ser para a água, o quanto poluem. Fizeram-se algumas pesquisas na Internet. Desafiei os alunos a criar uma história sobre uma gota de óleo e uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Os alunos do 2º ano da Escola Básica da Ericeira, concelho de Mafra, realizaram uma história coletiva com o título "Uma gota de água e uma gota de óleo", no âmbito do projeto Eco-Escolas. Foi apresentado às diferentes turmas o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

A elaboração da “História de duas gotinhas” surgiu a partir de uma conversa que ocorreu no tempo do acolhimento, onde uma criança partilhou com os restantes amigos que tinha descoberto um novo ecoponto na Póvoa da Galega. As outras crianças […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 2 trabalhos )

Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

A história teve início numa das turmas de 3.º ano e foi concluída pela segunda turma de 3.º ano dando seguimento à história iniciada. Antes da história: • Visionamento de um filme sobre o tema; • Em trabalho de grupo, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

O projeto foi desenvolvido em contexto de sala de aula e contou com a participação ativa de cada membro da turma. Iniciámos a preparação para a criação desta história fazendo pesquisas sobre a temática a abordar: biocombustíveis. Após compreendermos a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Desafios 2022/2023 Resíduos, Energia do Futuro “Uma gota de água e uma gota de óleo” –HISTÓRIA COLETIVA I Identificação Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita Escola: EB das Ribeiras Professor: Paula Dias Alunos do 3ºAR (24 alunos) II Realização Ao […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Foi proposto um trabalho/história sobre duas gotas muito diferentes: “Uma de água e outra de óleo” integrado no tema biocombustíveis e economia circular. Partindo de um projeto anterior denominado “O Bando do Mar”, criamos uma história em grupo através da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Storytelling coletivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )

Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)

Reunimos um grupo de crianças do 3º e do 4º ano, constituído por sete crianças, posteriormente refletiram e escreveram a história "Uma gota de água, uma gota de óleo". Concluindo que é fundamental reciclar o óleo que utilizamos de forma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )

Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)

Memória Descritiva Esta História surgiu após uma experiência que fizemos deitando uma gota de óleo num jarro de água O objetivo foi demonstrar que o óleo permanece à superfície, deixando uma camada impenetrável, que não permite a penetração do sol […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 1 trabalho )

Escola EB S. Donato (Ovar)

Este desafio para a construção de uma história coletiva sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo” começou a ser abordado no Dia Mundial da Água, onde os alunos foram convidados a explorar diversas curtas-metragens e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 2 trabalhos )

Centro Escolar de Guia (Pombal)

Atividade experimental com água e óleo: Dissolve/não dissolve; Mais denso menos denso - sensibilização para a camada que fica em cima da água que compromete a vida marinha; Visualização de documentários com as consequencias do óleo nos mares; A história […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Ilha (Pombal)

Criada por todos os alunos Redigida pelos alunos do 3.º ano Ilustrada pelas crianças do Jardim de infância. Como motivação foram apresentados vários documentários sobre o tema e forma realizadas algumas atividades experimentais com abordagem ciências. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santana ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

Numa primeira fase foi apresentado ao grupo de crianças o desafio “Uma gota de água e uma gota de óleo”, através de imagens, vídeos e histórias realizadas nos anos anteriores, neste mesmo desafio, visando uma melhor compreensão das crianças perante […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 1 trabalho )

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

O tema do óleo tem vindo a ser abordado em diferentes alturas, tal como no Dia Nacional da Água. Para este trabalho em especial foi analisada uma notícia publicada sobre a ação/intervenção que a Prio tem desenvolvido a realizar junto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Considerando o perfil dos alunos, privilegiou-se a transmissão, o mais concretizada possível, dos elementos fundamentais, através do visionamento de filmes e da aplicação das tarefas propostas e, na sua generalização e transferência para o ambiente familiar, as famílias foram também […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 3 trabalhos )

Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

Para preparar e inspirar a elaboração da história contámos com as ações de educação e sensibilização ambiental promovidas pelas Técnicas do SMAS, bem como, com as atividades e temáticas desenvolvido no âmbito do currículo, nomeadamente no Estudo do Meio e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Casal do Cotão (Sintra)

A história foi criada em coletivo, por todos os alunos do 4.ºE com a supervisão e acompanhamento da professora. Depois de concluída a história a turma recorreu às ferramentas digitais (word) para passarem o mesmo e apresentarem à escola. Na […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

O 1.º e o 2.º anos realizaram, em conjunto, a história coletiva "Já chega! Foi a Gota de Água!". A história foi escrita com a ajuda das professoras Inês Antunes e Liliana Conceição e os desenhos elaborados totalmente pelos alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

Esta não é uma história criada pelas crianças, mas vivida pelas crianças e como a atividade se enquadra na reutilização dos óleos queimados, que foi uma problemática discutida na sala dos 5 anos, no âmbito da reciclagem dos resíduos e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)

Em primeiro lugar, dialogamos com os alunos acerca da deposição dos óleos alimentares usados em suas casas. Cada aluno referiu o que é que os familiares fazem com o óleo usado. Posteriormente, os alunos virão um pequeno vídeo explicativo promovido […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

1.º - Definição do tema e do desenvolvimento da história 2.º - Redação do texto com ideias sugeridas por todos os alunos 3.º - Ilustração da história em grupos 4.º - Seleção dos desenhos para a história […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 3 trabalhos )

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Como ponte de partida para este desafio tivemos a experiência "mistura vs. não mistura". Nesta experiência, o grupo misturou com água várias substâncias, incluindo o óleo, e percebeu que não se mistura com a água. Depois, utilizando a técnica "storytelling", […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Este trabalho foi realizado pelas duas turmas do pré-escolar, com alunos de idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. Foi feita uma pesquisa sobre a temática da reciclagem do óleo e dos malefícios para a fauna e flora quando […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Optou-se por realizar o trabalho com uma turma do 1.º e outra de 4.º ano em conjunto. Os aluno do 4.º realizaram pesquisas sobre a poluição causada pelo óleo na água. A turma do 4.º ano apresentou os resultados da […]

Ver a página do trabalho aqui.

COORDENAÇÃO

PARCERIA