Trabalhos 2022-2023

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Digitalização da história página a página:

História completa (texto):

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Metodologia
Com o fito de prossecução deste projeto, lançámos mão da metodologia storytelling. Tal escolha justifica-se, em grande parte, pela sua capacidade de transmitir mensagens, despertar emoções e engajar o público em torno de uma ideia ou tema específico. Neste contexto, um texto foi cuidadosamente produzido com o intuito de criar uma experiência envolvente e cativante para os leitores.
A primeira etapa do processo envolve a definição do tema central da narrativa ecológica, que se baseia na importância da preservação ambiental e na necessidade de de agir em prol da sustentabilidade. A partir desse tema, foi possível estabelecer os objetivos da história, identificar os principais pontos a serrem abordados e planear a mensagem principal a ser transmitida.
Com o tema definido, foram criados os personagens principais, cada um representando diferentes papeis na narrativa. Esses personagens foram cuidadosamente desenvolvidos, com características marcantes e motivações claras, a fim de estabelecer uma conexão emocional com o público.
Além disso, foram consideradas as suas interações com o ambiente natural e como as suas ações influenciam o equilíbrio ecológico.
Após a definição dos personagens, iniciou-se a construção do enredo da história. Foram criadas situações desafiadoras e conflitos que permitissem abordar os principais temas ambientais de forma envolvente.
No processo de escrita, foram explorados recursos narrativos para tornar o texto mais atrativo e impactante. Elementos como descrições detalhadas do ambiente, diálogos entre os personagens foram empregados para criar imagens vívidas na mente dos leitores e despertar as suas emoções. Também foram utilizados momentos de reflexão e questionamento para estimular a consciencialização e a tomada de ação.
Após a produção de texto, foram realizadas revisões e ajustes para garantir a fluidez da narrativa e a clareza da mensagem. Foram considerados aspetos como o ritmo da história, a coerência dos eventos e a consistência dos personagens. A intenção era criar uma narrativa coesa, capaz de prender a atenção do público do início ao fim.
Por fim, a metodologia de storytelling aplicada na produção do texto da narrativa ecológica envolveu a definição do tema, a criação dos personagens, a construção do enredo e o uso de recursos narrativos para transmitir a mensagem ambiental. Essa abordagem procura envolver o público, despertar emoções e estimular a reflexão, visando a consciencialização e a ação em prol da preservação do meio ambiente.
Recursos utilizados
Durante o processo de construção da narrativa, tornou-se necessário lançar mão de uma apreciável panóplia de recursos didáticos, como seria o uso de fichas de trabalho, a fim de estruturar uma esquematização que servisse de fundamento ideológico à construção da narrativa.
De similar modo, o quadro branco afirmou-se de uma utilidade indubitável, como suporte para a apresentação das ideias recolhidas junto dos alunos.
No que concerne ao processo de ilustração, recorremos à utilização de lápis de cor e, em alguns casos, de lápis de cera.
Ainda que se tratasse de uma técnica extremamente básica de construção figurativa, não poderemos negar que o resultado terá revelado elevados níveis de criatividade e de expressividade.
Considerações finais
No desenvolvimento desta narrativa, foram considerados diversos aspetos, desde a escolha dos personagens até à construção de um enredo e das mensagens que serão transmitidas. Procurou-se criar uma história que, ao mesmo tempo em que desperta a imaginação e o interesse do público, estimula a reflexão sobre as interações entre os seres humanos e o meio ambiente, bem como as consequências das nossas ações.
Ao longo deste processo foram abordados processos de criação da narrativa, incluindo a definição do tema, a elaboração dos personagens, a construção do enredo e a escolha dos recursos narrativos mais adequados para transmitir a mensagem ambiental de forma significativa. Além disso, foram apresentadas as etapas de produção e divulgação da narrativa ecológica, com o intuito de alcançar um público amplo e diversificado.
Através desta abordagem criativa, esperamos ter contribuído para a formação de uma sociedade mais consciente, empenhada e comprometida com a sustentabilidade, garantido um futuro mais saudável e harmonioso para as gerações vindouras.

Autores:
Turmas 4ºA,4ºC e 4ºD

Idade dos alunos:
9-10 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA