Trabalhos 2022-2023

Jogo Físico ou Digital (secundário, profissional e superior)

“Reciclar óleos usados e depois?”

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Tipo de Jogo:

Nome do jogo:
O fantástico mundo dos biocombustíveis

Link do jogo:
https://www.educaplay.com/learning-resources/13918001-biocombustiveis.html

As regras do jogo:

Memória descritiva:
No âmbito das disciplinas de Geografia A e Cidadania e Desenvolvimento, os alunos número três, Bernardo Gonçalves, oito, Bento Freitas, e vinte, Luís Silva, do 10ºK, com o apoio e supervisão da professora de Educação Especial que os acompanha nas referidas disciplinas, realizaram um trabalho relacionado com a temática dos biocombustíveis.
O conceito surgiu em sala de aula, associado à abordagem do domínio Educação Ambiental, presente no Plano Curricular de Cidadania e Desenvolvimento, do 10º ano de escolaridade, e do subtema “Valorização dos recursos energéticos”, da disciplina de Geografia A. A turma foi dividida em vários grupos, que elaboraram trabalhos sobre os recursos energéticos, ficando estes alunos responsáveis pelos biocombustíveis.
Para a consecução do trabalho, em primeiro lugar, os alunos pesquisaram vídeos alusivos ao tema, tendo selecionado um em Português (do Brasil), com a duração de sete minutos e quarenta e três segundos.
De seguida, após algumas visualizações e discussão sobre as informações transmitidas no vídeo, os alunos formularam onze questões de resposta múltipla, que adaptaram a um jogo – “Saltos de sapo”/”Froggy jumps”, no Educaplay, a que atribuíram o título “"O fantástico mundo dos biocombustíveis".
O objetivo do jogo é que os jogadores saltem para os locais que têm as respostas corretas, antes do final do tempo definido para a execução da tarefa, para chegarem à margem em segurança. Cada vez que um jogador esgota o tempo ou dá uma resposta incorreta afunda na água e perde uma vida. Cada jogador tem 20 segundos para selecionar a resposta, podendo errar três delas, uma vez que dispõe de 3 vidas. É atribuída uma pontuação a cada jogador. O vencedor será o que obtiver melhor pontuação.
O vídeo e o jogo foram apresentados, em sala de aula, numa aula de Cidadania e Desenvolvimento, por estes alunos, aos restantes elementos da turma.
Link do vídeo:
https://www.google.com/search?q=v%C3%ADdeo+em+portugu%C3%AAs+sobre+bio+combust%C3%ADvel&rlz=1C1FCXM_ptptPT951PT953&oq=v%C3%ADdeo+em+portugu%C3%AAs+sobre+bio+combust%C3%ADel&aqs=chrome..69i57j33i10i160.17652j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF8#fpstate=ive&vld=cid:a17d47f6,vid kC6OACI36EE
Link do jogo:
https://www.educaplay.com/learning-resources/13918001-biocombustiveis.html
Autores:
Bernardo Gonçalves, nº 3, 10ºK (16 anos)
Gonçalo Freitas, nº 8, 10ºK (15 anos)
Luís Silva, nº 20, 10ºK (15 anos)
Professoras responsáveis:
Cristina Coutinho (Educação Especial)
Paula Ferreira (Geografia e Cidadania e Desenvolvimento)

Idade dos alunos:
Bernardo Gonçalves - 16 anos
Gonçalo Freitas - 15 anos
Luís Silva - 15 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA